16 de novembro de 2024

Lei determina regras para transporte de pets nos ônibus de BH; confira

Normas incluem limite de peso, exigência de certificado de vacinação e transporte adequado para animais de estimação de pequeno porte. Animais de estimação podem ser transportados nos ônibus de BH desde que estejam em caixas adequadas
Freepik
Belo Horizonte estabeleceu novas regras para o transporte de animais de estimação de pequeno porte nos ônibus municipais. A lei foi publicada no Diário Oficial deste sábado (24).
O texto autoriza o transporte de animais de até 12 quilos, desde que algumas condições sejam seguidos.
Cada passageiro poderá transportar um único animal por viagem;
O tutor deverá realizar o pagamento da tarifa regular para o assento ocupado pelo pet;
O tutor deverá portar o certificado de vacinação emitido por um veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV);
O transporte deverá ser feito com o uso de uma caixa adequada, feita de material resistente e à prova de vazamentos. É proibido o uso de caixas de papelão ou o transporte do animal solto.
Além disso, os animais não podem ser transportados junto com alimentos, água ou dejetos.
Caso o pet precise se alimentar ou a caixa de transporte necessite de limpeza durante o trajeto, o tutor deverá descer na próxima parada.
Importante destacar que cães-guia são isentos de algumas dessas exigências, como o uso da caixa de transporte.
A lei também proíbe o transporte de animais que possam comprometer a segurança ou o conforto dos passageiros, como espécies consideradas ferozes, peçonhentas ou com problemas de saúde. Os tutores são totalmente responsáveis por quaisquer danos causados.
Vídeos mais assistidos do g1 MG

Mais Notícias