Queimadas são as principais responsáveis pelo fenômeno. A capital está há mais de 100 dias sem chuva. Céu em Belo Horizonte amanheceu e ficou nublado de fumaça durante todo o dia, neste sábado (24).
Day Nogueira/Tv Globo
Neste sábado (24), moradores de Belo Horizonte se depararam com um céu completamente nublado, mas ao contrário do que os moradores desejam, não é a chegada da chuva que deixou o tempo assim. Aliás, não chove na cidade desde o dia 18 de abril.
137 cidades mineiras decretaram situação de emergência por causa da seca
Segundo os meteorologistas, esse céu de aparência nublada tem haver com a quantidade de queimadas pelo país, como as que estão acontecendo no Pantanal, na Amazônia e em vários pontos da Região Sudeste.
Só este ano, Minas Gerais registrou 4.268 focos de incêndio em vegetação – um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o maior número desde 2010, quando no mesmo período teve 4.521 casos.
Neste sábado, os bombeiros combatiam incêndios em seis grandes áreas:
Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Parque Estadual Serra do Papagaio
Reserva da Vida Silvestre Macaúbas
Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato
Serra do Gandarela
Parque Estadual do Itacolomi
Mas como essa fumaça veio parar em Belo Horizonte?
Ainda segundo os meteorologistas, toda essa fumaça é transportada pelo vento e produz principalmente no entardecer uma névoa que fica estacionada, deixando o tempo como o visto hoje em Belo Horizonte.
E junto a essa fumaça também tem a presença do chamado “material particulado” (fuligem, poeira, cinzas), mais fenômenos localizados, ou seja materiais fruto das queimadas mais próximas a Minas Gerais.
São Paulo amanhece com céu cheio de fumaça
Confira os vídeos mais assistidos do g1 Minas: