Queimada de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 gados fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é feito por funcionários e proprietário. Produtores rurais contabilizam prejuizos de incêndio em Itirapina
Um prejuízo de R$ 10 milhões. Este é o saldo do incêndio da última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares Itirapina (SP).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A fazenda de plantação de eucaliptos foi um dos locais mais afetados pelas queimadas intensas na região.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo, lidava com o reflexo e o prejuízo das queimadas em sua propriedade. Grande parte da plantação de eucalipto foi consumida pelas chamas.
“Foi muito assustador, o fogo era muito alto, as chamas enormes. Eu moro na região de Itapuí, um funcionário ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda tirar parte do gado a tempo”, contou.
Fazenda de eucalipto foi atingida pelo incêndio. Prejuízo calculado é de R$ 10 milhões
Ely Venâncio/EPTV Central
LEIA TAMBÉM:
QUEIMADAS: Famílias de assentamento atingidas por incêndio perdem casas e plantações no interior de SP
Rodovias fechadas, animais mortos, carro queimado, empresa evacuada: incêndios causam caos em São Carlos e região
Resgate de animais
Cerca de 70 gados estouraram as cercas para tentar sobreviver e 40 foram resgatados por funcionários que ainda continuavam as buscas pela manhã.
“Sabemos que o gado deve estar por perto, mas como não tem comida e água na região. Pessoal está correndo atrás procurando”, contou.
Gados estouraram a cerca e fugiram para a área de plantação de eucaliptos
Ely Venâncio/EPTV Central
Na cidade, o fogo também atingiu uma grande área de mata perto de uma granja. No local, 28 famílias que moram em casas cedidas pela empresa tiveram que sair até o incêndio cessar.
Neste sábado (24), os moradores retornaram para a residência e tiveram muito trabalho na limpeza.
“A casa estava cheia de cinza, colchão, cama estava tudo sujo, mas graças a Deus não aconteceu nada com a gente. Mas vimos muito bichinhos mortos pelas mata. Foi de cortar o coração”, contou o morador José Mendes dos Santos.
Funcionários de usina ajudaram no combate ao incêndio em Itirapina
Ely Venâncio/EPTV Central
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL
Veja mais notícias no g1 São Carlos e Araraquara