15 de novembro de 2024

Rajada de vento de até 75,9 km/h ‘levanta poeira’ e reduz visibilidade no céu de Campinas

Fenômeno conhecido como ‘poeira soprada’ ocorre quando o vento levanta partículas presentes na superfície. Rajadas de vento ‘levantam poeira’ em Campinas
A ventania que atingiu Campinas (SP) na tarde deste sábado (24) levantou a poeira e diminuiu a visibilidade no céu da metrópole. De acordo com o Cepagri da Unicamp, as rajadas chegaram a 75,9 km/h no Aeroporto de Viracopos.
O meteorologista Bruno Bainy explica que a força do vento provocou o fenômeno conhecido como poeira soprada, em que as fortes rajadas promovem a suspensão de material particulado como poeira e areia da superfície.
🔔 Acesse o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Essa poeira soprada reduz a visibilidade e pode, segundo Bainy, ser perigosa em áreas de rodovia, por exemplo.
Por conta da ventania, alguns locais da cidade tiveram interrupção da energia elétrica, e isso afeta, inclusive, alguns semáforos na região central. A Emdec, empresa responsável pelo trânsito, informou que está apurando as ocorrências.
O g1 solicitou à Defesa Civil de Campinas informações sobre registros de ocorrências por conta da ventania. A reportagem será atualizada assim que o órgão se manifestar.
Já em Viracopos, apesar do vento forte, a concessionária que administra o terminal informou que não houve reflexos para as operações que provocassem atrasos em pousos e decolagens.
Fortes ventos levantaram poeira e encobriram o céu de Campinas (SP) na tarde deste sábado (24)
Ariane Soares Morelli Evans
A chegada dos fortes ventos era esperada pelos meteorologistas com a entrada da frente fria que muda o clima em toda a região a partir deste sábado. Há previsão de chuva principalmente neste domingo, quando a mudança no clima será mais perceptível.
Céu encoberto e com chuvas a qualquer momento do dia, em caráter recorrente ou contínuo. Embora as intensidades devam ser predominantemente fracas a moderada, podemos ter alguns picos de intensidade. Devido à condição de céu nublado e chuvas, as temperaturas ficam amenas e com baixa amplitude térmica, devendo ficar entre 13 e 20°C, explica Bainy.
A maior virada no tempo é esperada entre domingo e segunda, quando as mínimas devem ficar, na previsão do Cepagri, próximo de 8º C.
A sensação de frio deverá ser agravada por ventos contínuos com intensidade moderada a forte. O frio mais intenso é esperado para até terça-feira, e a partir da próxima quarta, as temperaturas deverão voltar a subir gradativamente, destaca o Cepagri.
LEIA TAMBÉM
Entenda o que são ‘plumas de fumaça’, fenômeno que encobriu o céu no interior de SP
Entenda relação entre clima seco e aumento dos choques estáticos
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias