Marcela Perchon, de 25 anos, mora em Jundiaí (SP) e tem viralizado nas redes sociais com vídeos divertidos que destacam sua dicção em meio a assuntos da atualidade, moda e beleza, e estilo de vida. Marcela Perchon
Reprodução/Redes Sociais
“Se você gostou, comenta ‘amei, Sandrinha’. Se você não gostou, sai do fake.” A frase ficou conhecida nas redes sociais por meio dos vídeos de Marcela Perchon, ou “‘Sandrinha’, para os íntimos”, como ela costuma brincar sobre sua “personagem”. O que muitos talvez não saibam é que a digital influencer, de 25 anos, nasceu e cresceu em Jundiaí, no interior de São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Marcela sempre foi cronicamente presente nas redes sociais, o que a influenciou a gravar vídeos de sua rotina desde pequena, embora não os publicasse por ter receio do que seus colegas de escola, por exemplo, poderiam pensar. Ao g1, ela conta que a coragem para dar as caras nas redes surgiu durante a pandemia de Covid-19, em 2020.
“Muitos influencers que a gente vê hoje começaram assim, porque estávamos ficando malucos em casa, e eu precisava ir a algum lugar pra dispersar isso”, explica. “Meus vídeos começaram a viralizar do finalzinho de 2021 pra 2022, quando eu comecei a gravar vlogs, resenhas de produtos e minhas viagens.”
Isso aconteceu inicialmente no TikTok, onde Marcela já possui mais de 1,6 milhão de seguidores. No começo, a jundiaiense ainda via o Instagram como uma rede de conforto para compartilhar apenas fotos e vídeos pessoais, demorando um pouco mais para obter o mesmo alcance, mas conquistou 800 mil seguidores em um único mês.
“Eu não me expunha porque, de novo, teve aquele lance da vergonha, do medo do que as pessoas iam pensar. No Instagram tem muito parente, né?”, conta aos risos. “No TikTok parecia que não tinha ninguém que eu conhecia, e isso não é verdade, mas eu senti que era um ambiente mais seguro, onde as pessoas estavam preocupadas em ser criativas.”
Marcela Perchon durante suas produções de conteúdo
Arquivo Pessoal
Incrível dicção
A blogueira possui uma característica que chama bastante atenção em suas produções de conteúdo: sua incrível dicção. Marcela fala absurdamente rápido, sem engasgar ou tropeçar nas próprias palavras, o que diverte a internet.
“Sempre falei assim, desde criança. Quando eu comecei a namorar, o meu sogro até disse ‘cara, eu não consigo entender uma palavra do que você fala’. Na escola, minha mãe era chamada porque eu conversava demais. Sempre fui muito tagarela. Minha família só concorda e acena com a cabeça, sendo que não entenderam nada”, brinca.
TDAH e influência nos vídeos
Ela ainda compartilha que tem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e que muitas das ideias para os seus vídeos surgem por influência disso.
“Minha cabeça não para! Eu tô no banho, e tô pensando. Às vezes eu acordo com uma ideia, às vezes bate do nada, ou então eu pego referência de algum conteúdo que consumo. Eu adoro criar, falar sobre fofocas saudáveis, fazer piada com algum assunto que às vezes é denso e deixar de uma forma mais leve para que as pessoas consigam se entreter mesmo.”
“Eu queria fazer um pouco diferente. Falar de um produto, mas colocar a minha personalidade. Fazer isso de uma forma mais extrovertida, engraçada, e que pudesse divertir as pessoas ao mesmo tempo que eu passo alguma informação.”
Marcela Perchon
Reprodução/Redes Sociais
Dificuldades
Entre os desafios que Marcela encontra na profissão de influenciadora, está a rapidez com que os assuntos mudam na mídia, precisando estar atenta às novidades o tempo todo. Isso sem contar as incertezas do trabalho virtual: “A internet é um terreno muito inseguro. A gente não sabe como vai ser daqui cinco anos”, justifica.
Além disso, trabalhar com plataformas digitais que não estão dentro de seu controle também pode acabar gerando muita autocobrança e sabotagem, pois nem sempre um vídeo vai alcançar o número de visualizações que um blogueiro estimou.
“Eu levava isso para um lado pessoal. ‘Pô, acho que eu não fui tão boa, não fui tão engraçada’, quando na verdade a gente depende de empresas multimilionárias, sabe? Que decidem entregar o seu conteúdo ou não, em uma plataforma que tem milhares de outras pessoas que também criam e postam todos os dias. A inconstância de um dia estourar e no outro dia não ter nada foi uma coisa que eu demorei muito para me acostumar.”
Para ela, uma das partes mais difíceis é impor limites e descansar, uma vez que a sua casa é seu ambiente de trabalho para gravar e fechar parcerias, onde o celular e o computador são de fácil acesso, sempre mostrando alguma pendência.
Crescer na internet permitiu que Marcela Perchon conhecesse pessoalmente alguns famosos que é fã, como Luísa Sonza e Diogo Defante
Arquivo Pessoal
Parcerias
Mas, entre os sufocos, Marcela também reconhece todas as coisas boas e oportunidades que recebe. Crescer virtualmente e se tornar mais conhecida possibilitou que ela encontrasse muitas referências profissionais que admira, além de personalidades reconhecidas internacionalmente, como Luísa Sonza, que a convidou para a própria festa de aniversário.
Embora grave vídeos há quase cinco anos, a blogueira conta que começou a colher os frutos há pouco mais de um ano, e que fazer parcerias com marcas grandes e famosas é a realização de um sonho.
“Essa é a coisa mais maluca que poderia me acontecer. Eu ainda não acredito. Quando eu era ‘pitititica’, eu falava pro meu tio me ajudar a participar de um programa de tv, porque eu queria trabalhar na televisão. E agora é como se a internet fosse a nova televisão, sabe? O meu sonho era fazer comercial, então é como se eu estivesse vivendo um pedacinho disso agora.”
Marcela Perchon
Reprodução/Redes Sociais
Algo que faz muita diferença para Marcela é a conectividade com as pessoas que a acompanham. No geral, o público feminino sente como se estivesse assistindo uma amiga gravando vídeos, e, para ela, isso é algo que não tem preço.
“Essa é exatamente a sensação que eu quero que as pessoas tenham. Adoro falar, por exemplo, sobre coisas do cotidiano, tipo: ‘arrume-se comigo para ir ao ginecologista’. Eu falo da minha adolescência, de quando eu fui traída, da minha rotina. Amo receber mensagens como ‘hoje eu estava muito triste, mas assisti seu vídeo e você me arrancou uma risada’. É legal porque, às vezes, na correria e estresse, eu esqueço dessa magia.”
Formada em publicidade e propaganda, ela conta que se sente realizada com sua profissão: “Trabalho com a coisa que mais amo nessa vida, que é a comunicação e a criatividade. É muito legal, dinâmico e divertido. Às vezes me pergunto como é possível ter tanta gente me assistindo e como é possível a gente se conectar dessa forma. Tenho pessoas que posso contar digitalmente, e isso dá uma sensação de pertencimento muito gostosa”.
Marcela Perchon, conhecida como ‘Sandrinha’ nas redes sociais, é formada em publicidade
Arquivo Pessoal
*Colaborou sob supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM