Obra faz conexão entre os bairros do Monteiro e da Iputinga e foi prometida desde 2012, com custo total de R$ 44,9 milhões. Ponte Engenheiro Jaime Gusmão liga os bairros do Monteiro, na Zona Norte, e da Iputinga, na Zona Oeste do Recife
Prefeitura do Recife/Divulgação
A prefeitura do Recife inaugurou no sábado (24) a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que liga o bairro da Iputinga, na Zona Oeste da cidade, ao do Monteiro, na Zona Norte. A ponte, que cruza o Rio Capibaribe, tem quatro faixas, duas em cada direção. Uma calçada e uma ciclofaixa também foram implantadas em cada lado.
A obra, prometida desde 2012 e que passou anos parada (veja vídeo ao final da matéria), custou R$ 44,9 milhões, pagos pela prefeitura do Recife. O município ainda prevê realizar obras complementares de drenagem, ciclofaixas, abrigos de ônibus, praças e requalificação de vias no entorno.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Saiba como funciona o trânsito na ponte (verifique no mapa abaixo). É preciso ter atenção porque algumas ruas mudaram de sentido, para não circular na contramão.
Da Zona Norte para a Zona Oeste
Quem segue pela Avenida 17 de Agosto e deseja ir para o bairro da Iputinga, deve seguir a sinalização e acessar a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão na altura da Praça do Monteiro, para seguir para a Zona Oeste do Recife.
Após atravessar o rio, os motoristas podem escolher entre:
pegar a direita para seguir pela Rua Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, rumo à comunidade do Barbalho;
ou seguir o trânsito pela Rua Pereira Coutinho Filho, para ter acesso à Avenida Maurício de Nassau (paralela da Avenida Caxangá).
Da Zona Oeste para a Zona Norte
Já quem deseja ir da Iputinga para a Zona Norte da cidade, precisa seguir pela Rua Rezende (paralela à Avenida Maurício de Nassau) e, depois, dobrar à esquerda no sentido Barbalho. Em seguida, o motorista deve virar na primeira rua à direita para cruzar a ponte.
Depois de cruzar a ponte, os condutores podem:
pegar à direita na Praça do Monteiro para acessar à Avenida 17 de Agosto e seguir rumo ao bairro de Casa Forte;
ou fazer a volta no quarteirão da praça (giro de quadra), retornando pela Rua Pinto Campos, para dobrar à direita na Rua Tapacará;
seguindo o fluxo do trânsito, o motorista chegará novamente à Avenida 17 de Agosto no sentido de quem vai para o bairro de Dois Irmãos.
Esquema mostra como funcionará trânsito na Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que liga os bairros de Monteiro e Iputinga no Recife
Reprodução/CTTU
⤴️ Voltar ao início da reportagem
Atenção para não entrar na contramão
Por causa da nova ponte, algumas ruas tiveram a circulação alterada na Iputinga:
a Rua Pereira Coutinho Filho, que era mão dupla, agora é apenas mão única, com os carros seguindo em direção à Avenida Maurício de Nassau (paralela da Caxangá);
a Rua Rezende (paralela à Av. Maurício de Nassau), que também era mão dupla, passa a ter sentido único em direção à ponte.
Vídeo conta histórico da obra
Após nove anos parada, obra da Ponte do Monteiro é retomada (arquivo)
⤴️ Voltar ao início da reportagem
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias