Caso aconteceu em Passo Fundo, em uma agência da Caixa Econômica Federal. De acordo com a polícia, os homens conseguiam acesso a dados bancários e realizavam saques das contas das vítimas. Golpe “chupa cabra” em Passo Fundo, no RS
Divulgação/ Polícia Federal
A Polícia Federal prendeu em flagrante três homens no sábado (24), em Passo Fundo, acusados de aplicar um golpe conhecido como “chupa cabra” em uma agência da Caixa Econômica Federal.
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De acordo com a polícia, os criminosos instalavam dispositivos nos terminais de autoatendimento do banco, retendo os cartões dos clientes. Em seguida, os golpistas se passavam por funcionários da agência e induziam as vítimas a ligar para um 0800 falso, onde uma atendente simulava ser do banco. Assim, conseguiam acesso a dados bancários e realizavam saques das contas das vítimas.
Em nota, a Caixa Econômica Federal ressalta “que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos” (leia na íntegra abaixo).
Durante a prisão, foram encontrados adesivos com números 0800 falsos, uma maquininha de cartão de crédito e um cartão magnético da CEF.
Uma idosa, vítima do golpe, reconheceu três indivíduos como os responsáveis.
Os presos foram acusados de furto qualificado e associação criminosa, com penas que podem chegar a 11 anos de prisão, acrescidas em um terço devido à idade da vítima. As investigações continuam para identificar possíveis outras vítimas e conexões com outros casos semelhantes.
A Caixa aponta alguns cuidados que devem ser tomados para evitar golpes:
A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;
Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber;
Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores;
A CAIXA não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA;
É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.
Nota da Caixa Econômica Federal
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes e as informações de suspeitas de fraudes e golpes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação. O banco ressalta ainda que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos.
O banco esclarece que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação.
Mais informações e orientações de segurança estão disponíveis no portal www.caixa.gov.br/seguranca
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