15 de novembro de 2024

Tocantins registra mais de 1,6 mil focos de queimadas em agosto, aponta monitoramento

Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), registrados até este domingo (25). Semana deve começar com temperaturas perto dos 40°C. Brigadistas combateram incêndio na Serra de Lajeado no início de agosto
Naturatins/Governo do Tocantins
Nos últimos quatro meses, o sistema de monitoramento via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram números acima de 1,3 mil focos de queimadas no Tocantins. Faltando seis dias para acabar o mês de agosto, já são 1.608 focos.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os dados foram consultados no BD Queimadas, do Inpe, neste domingo (25). Conforme o monitoramento, o município com mais focos é Lagoa da Confusão (233), seguido de Pium (140) e Formoso do Araguaia (137).
De janeiro até o fim de agosto, houve um total de 7.141 focos identificados pelo monitoramento. Os maiores índices começaram em maio, possivelmente por causa do início do período de estiagem no estado. Até agora, o mês com mais registro de focos de queimadas é julho (1.922).
Confira os dados do Tocantins que constam no BD Queimadas mês a mês, em 2024:
Próximo à Lagoa da Confusão, município com maior número de focos, está a Ilha do Bananal, região afetada por incêndios desde o mês de junho. Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai) estão na ilha com ajuda da população e de indígenas das aldeias da região, trabalham para combater as chamas.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio na Ilha do Bananal consome mais de 60 km de mata e brigadistas usam internet via satélite para localizar focos
Incêndio de grande proporção atinge pátio de veículos em Palmas
Incêndio em pátio de veículos causa cortina de fumaça e prefeitura interrompe evento de tecnologia; VÍDEO
Incêndio de grandes proporções atinge vegetação próxima ao Aeroporto de Palmas
O fogo se concentra na Mata do Mamão e segundo as equipes, ele já queimou 64 quilômetros quadrados de área. Com apoio de satélite, as equipes monitoram o incêndio em tempo real.
As altas temperaturas estão entre as causas para início das queimadas e a previsão é que se mantenham a baixa umidade do ar e tempo quente. Conforme o Inmet, para este domingo há dois alertas sobre a umidade.
Na sexta-feira, chamas que começaram em um pátio de veículos na TO-050 tomaram grandes proporções e chegaram até o anexo do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). O fogo se alastrou pelo capim até a avenida NS-10, afetando ainda a programação de um evento de tecnologia realizado na Centro de Convenções.
Fumaça se espalhou na cidade após incêndio em pátio de veículos em Palmas
Fernanda Limeira/Jornal do Tocantins
Em Palmas, a temperatura máxima deve chegar aos 39°C, com poucas nuvens com névoa seca, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para segunda-feira (26), a temperatura também se aproxima dos 40°C, com umidade relativa em até 60%.
No norte do estado, em Araguaína, o calor também chega aos 39°C, com previsão de dia ensolarado e poucas nuvens. Já no sul do estado, em Gurupi, a previsão é de poucas nuvens com névoa seca e temperatura de 21°C a 39°C.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias