Incidente ocorreu no sábado (24) quando a região de Ribeirão Preto (SP) viveu momentos de tensão com incêndios e acúmulo de poeira. Vendaval durante onda de incêndios danifica lona de circo e deixa artistas em pânico em SP
Os fortes ventos do fim da tarde de sábado (24), quando o interior de São Paulo viveu momentos de tensão com a generalização de incêndios e o agravamento do tempo seco, causaram prejuízos e deixam em pânico artistas circenses de Ribeirão Preto (SP), com a queda parcial da lona do circo onde a companhia faz espetáculos itinerantes (veja vídeo acima).
“O vento muito forte, a lona rasgou. Tem as estacas que seguram as faixas e, como o vento estava muito forte, saiu levando tudo, a parte de trás da lona”, descreve Yara Cristina, de 23 anos, filha dos fundadores do circo.
De acordo com os meteorologistas, os ventos na região de Ribeirão Preto (SP) atingiram 80 km/h no final da tarde do sábado, quando os focos de incêndio em todo o estado chegaram a 2,6 mil, o maior número para um mês de agosto em 26 anos no estado.
Parte de lona de circo é derrubada por fortes ventos em Ribeirão Preto (SP), em meio a onda de incêndios
Yara Cristina/Arquivo pessoal
O acúmulo de poeira e fumaça assustaram os moradores, que viram a paisagem escurecer antes das 17h. Entre eles estava Yara Cristina, que fazia uma passeata para divulgar o espetáculo no Jardim Juliana, em Ribeirão Preto quando decidiu cancelar tudo ao notar a mudança brusca e estranha no tempo.
“Voltamos pra casa vimos que o tempo estava ficando feio. Voltamos, na hora que chegamos, era por volta de 16h50, nós começamos a ver o tempo ficar feio, falei: ‘acho melhor cancelarmos o espetáculo'”, relata.
LEIA TAMBÉM
Céu escuro por fumaça, voos cancelados e dezenas de cidades em alerta: incêndios continuam avançando no interior de SP
Dois são presos por incêndios criminosos no interior de SP; um deles tinha vídeos celebrando o fogo
Fumaça de novos incêndios ‘antecipa’ anoitecer e assusta moradores em SP; VÍDEO
Moradores deixam casas após incêndio atingir condomínio na zona Sul de Ribeirão Preto
Fogo interrompe rave em Altinópolis, SP, e 500 pessoas são atendidas após inalação de fumaça
Mas não deu tempo de fazer muita coisa. Em questão de segundos, os ventos se intensificaram e movimentaram alguns ferros, e rasgaram a lona.
“Todos os ferros caíram do lado de dentro, a lona chicoteava, ela levantava e descia”, lembra.
No vídeo que ela fez, é possível perceber a correria e o medo. Por sorte, ninguém se feriu. O que restou, de acordo com Yara, foi um prejuízo de R$ 25 mil, com cadeiras quebradas e a lona rasgada.
“Saiu todo mundo de perto, questão de dez segundos todo mundo foi embora, mas graças a Deus o mais importante é que ninguém se machucou. Infelizmente a gente depende dos espetáculos pra manter todo mundo aqui no circo”, diz.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região