Cancelamentos ocorreram por causa da baixa visibilidade causada pela fumaça que encobriu a capital. Parte dos voos pousou em Brasília. Aeroporto volta a operar normalmente depois de 26 voos serem cancelados por causa da nuvem de fumaça encobrindo Goiânia
Infraero/Divulgação
O Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva voltou a operar normalmente após mais de 25 voos serem cancelados no domingo (25), por causa da nuvem de fumaça que encobre a Região Metropolitana de Goiânia . As informações são da assessoria do terminal, nesta segunda-feira (26).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Foram 26 voos cancelados, no total. Deles, 13 tinham Goiânia como destino, sendo que oito foram cancelados e cinco mudaram o local de pouso, pois quatro pousaram em Brasília e um, em Viracopos (SP).
Os voos cancelados que sairiam de Goiânia tinham como destino os aeroportos de Confins (MG), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Os voos eram das companhias aéreas Latam, Gol e Azul.
LEIA TAMBÉM
Nuvem de fumaça cancela voos em Goiânia; veja lista
Incêndio atinge fazendas em Goiás, e força-tarefa usa até aviões para apagar chamas
Homem é preso suspeito de causar incêndio que destruiu cerca de 700 hectares de fazendas em Goiás
Ao g1, a Gol informou que não há voos cancelados para esta segunda-feira (26). Já a Latam informou, por meio de nota, que a operação no aeroporto de Goiânia está sendo normalizada, após alguns de seus voos com destino ou origem em Goiânia serem alternados ou cancelados no domingo (confira a nota na íntegra abaixo).
O g1 entrou em contato com a Azul para saber sobre a situação dos voos, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem. No domingo (25), a companhia aérea informou que estava orientando os passageiros com partida ou chegada em Goiânia a consultarem o status de seu voo no site da companhia, antes de se dirigirem ao aeroporto de origem (confira a nota na íntegra abaixo).
A Azul disse ainda que ofereceu assistência aos passageiros afetados e que adotou todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos(confira a nota na íntegra abaixo).
Fumaça encobrindo Goiânia, em Goiás
Weimer Carvalho/O Popular
Nuvem de fumaça
Goiânia amanheceu encoberta por uma nuvem de fumaça, no domingo (25). A previsão é que o fenômeno siga até quarta-feira (28).
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o fenômeno aconteceu por conta do avanço de uma frente fria, que mudou o fluxo de ventos no país.
O meteorologista explicou, ainda, que esse fluxo de ventos está transportando a fumaça das queimadas ocorridas no Norte do país e em Goiás.
“Com o avanço da frente fria, mudou o fluxo dos ventos e isso empurrou e espalhou as fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Norte do país e também aqui em Goiás”, explicou.
Nota da Latam
A LATAM informa que a operação no aeroporto de Goiânia está sendo normalizada, após alguns de seus voos de/para essa localidade terem sido alternados ou cancelados neste domingo (25/8) devido às restrições em decorrência de fumaça na cidade, fato totalmente alheio ao seu controle.
A LATAM orienta os passageiros com partida ou chegada a essa cidade a consultarem o status de seu voo na seção ‘Minhas Viagens’, em latam.com.
Nota da Azul Linhas Aéreas
A Azul informa que, devido às condições climáticas adversas, causadas por fumaça, na região de Goiânia (GO) neste domingo, dia 25, o voo AD2695 (Viracopos-Goiânia) precisou retornar para Campinas. Já os voos AD2869 (Goiânia-Viracopos), AD4223, AD2867 (ambos Belo Horizonte-Goiânia), AD4016 e AD4125 (ambos Goiânia-Belo Horizonte) precisaram ser cancelados.
Os clientes afetados receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e estão sendo reacomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás