15 de novembro de 2024

Árvores e carro congelam em amanhecer abaixo de -3ºC na Serra de SC; VÍDEO

Em Urupema, a mínima chegou a -3,35ºC. Cidade é a mais fria do país e registrou a sensação térmica de -23°C. Árvores e carro ficam congelados em amanhecer abaixo de -3ºC na Serra de SC
Cidades de Santa Catarina amanheceram geladas e com árvores e carro congelados nesta segunda-feira (26). Em Urupema, a mínima chegou a -3,35ºC. A cidade é a mais fria do país e registrou a sensação térmica de -23°C, segundo a Epagri/Ciram, que monitora o tempo estado (entenda mais abaixo).
❄️🥶 Além do frio na Serra, municípios do Nortee e Oeste também amenheceram com termômetros negativos. Os registros acontecem após o fim de semana com neve e muito frio.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🌡️ Até a última atualização do texto a Defesa Civil não havia divulgado a lista completa das cidades que amanheceram com temperaturas negativas. O painel de dados da Epagri/Ciram, que monitora a situação do tempo no estado, apontava ao menos 10 cidades onde os termômetros foram negativos.
São Joaquim: -1,62ºC
Urupema: -3,35ºC
Painel: -0,79ºC
Rio das Antas: -2,88ºC
Caçador: 2,88ºC
Ibiam: -3,09ºC
Água Doce: -2,06ºC
Monte Castelo: -2,28ºC
Itaiópolis: -2,14ºC
Rio Negrinho: -2,06ºC
Carro e árvores congelados
No centro de Bom Jardim da Serra, na região serrana, o teto de um carro ficou coberto por gelo por volta das 6h. Os termômetros no centro da cidade marvavam 1ºC.
Em São Joaquim, por volta das 7h algumas árvores também congelaram. A cidade, que é uma das mais conhecidas pelo frio intenso e paisagens congelantes, registrou amenhecer de -1,62ºC.
Árvores e carro congelam em amanhecer abaixo de -3ºC na Serra de SC
Mycchel Legnaghi e Sérgio Felipe Rodrigues/Arquivo Pessoal
Segundo a Defesa Civil, o frio que atinge estado está associado a forte massa de ar frio de origem polar combinada umidade na região. Em média, as mínimas vão ficar entre 5º e 6ºC, nesta segunda-feira (26), e as não passam dos 18ºC.
🐧 Sensação térmica
Conforme o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, a sensação térmica leva em conta a temperatura, o vento e umidade do ar. No inverno, normalmente o índice é muito menor do que o frio registrado nos termômetros.
O especialista explica ainda que a temperatura sentida também varia de pessoa para pesssoa, já que cada corpo possui uma sensação distinta:
“Tem uma pessoa que vai ter mais sensação do que outra. Por exemplo, uma pessoa mais magra, se ela tiver uma atividade, se estiver dentro de casa ou no pasto. Então, isso é somente uma referência”, explica.
Segundo a meteorologista Daniela Freitas ao g1, a sensação térmica não tem utilidade como marco científico. Ela está atrelada apeanas à temperatura registrada
Árvores congeladas no centro de São Joaquim em 26 de Agosto de 2024
Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação
🤔Chuva congelada, geada ou neve?
A combinação de muita umidade e frio pode causar precipitações invernais em alguns locais mais altos de Santa Catarina. Veja as diferenças abaixo:
Neve – quando os flocos de gelo chegam ao solo sem derreter;
Chuva congelada – quando a neve descongela no percurso até o solo e volta a congelar antes de cair;
Chuva congelante – quando a neve descongela e congela somente ao tocar uma superfície.
Precipitações de inverno
Arte/g1
Além das precipitações de inverno, a geada também é muito comum, mas se trata de um fenômeno totalmente diferente, porque não cai das nuvens – é o congelamento do orvalho sobre as superfícies.
Ela ocorre quando uma fina camada de gelo se acumula nas superfícies por conta da intensa redução de temperatura combinada à elevada umidade do ar.
🧊 GEANILDO: Serra de SC tem até ‘boneco de geada’
Recomendações
Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
Procure se agasalhar e beber bastante água.
Evite locais aglomerados.
Mantenha a higiene das mãos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias