15 de novembro de 2024

Ribeirão Preto zera focos, mas reforça monitoramento contra novos incêndios nesta semana

Cidade teve aulas suspensas, aumento nos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios e problemas no abastecimento de água. Imagem de drone mostra Ribeirão Preto coberta por fumaça de incêndios no domingo (25)
Reuters
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, informou na manhã desta segunda-feira (26) que a cidade não tem mais focos de incêndio ativos, depois da chuva e da queda na temperatura no domingo (25). No entanto, ele alertou para o risco de novas queimadas durante a semana, o que motiva um reforço no monitoramento das autoridades.
“Nós tivemos uma melhoria nas condições climáticas, mas a expectativa dos serviços de meteorologia é de que nos próximos dias, voltemos a ter seca, então as estruturas da Guarda Civil fizeram reconhecimento dos locais mais atingidos. Não temos focos ativos, agora é monitoramento”, disse, em entrevista à GloboNews.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Apesar da melhora, os incêndios ainda causam reflexos em Ribeirão, com suspensão de aulas, aumento nos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios e problemas no abastecimento de água.
Segundo Nogueira, nesta segunda-feira, equipes devem atuar na limpeza das escolas para que as atividades posam retornar na terça (27).
“A preocupação para que as pessoas pudessem se hidratar, com direcionamento para crianças e idosos. Alta preocupação para o abastecimento de água. Temos 120 poços artesianos que abastecem a cidade, chegamos a ter 36, alguns que vieram a desligar, um que queimou e já foi substituído, agora é aguardar a normalização. Suspendemos as aulas. Hoje é dia de limpar as escolas e manter as coisas normalizadas”, completou.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Incêndio atinge pátio da Polícia Civil em Dumont, SP, e cria cemitério de carros carbonizados
Escolas suspendem aulas em meio a incêndios que atingem cidades do interior de SP
Incêndios param de avançar, mas SP segue sob alerta para novos focos e lida com prejuízos deixados pelo fogo
Incêndios em São Paulo
A região enfrenta uma onda de incêndios desde quinta-feira (22). Os momentos mais críticos foram registrados na sexta-feira (23) e no sábado (24), quando casas precisaram ser evacuadas, rodovias foram bloqueadas, e pessoas ficaram impossibilitadas de chegar ao destino, sujeitas a condições respiratórias extremas de poluição.
Somente neste período, 2.621 focos de incêndio foram registrados por satélites de referência do Bando de Dados de Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Essas ocorrências levaram a acidentes e interdições nas estradas, devido à baixa visibilidade, além de mortes de pessoas que tentaram combater as chamas em Urupês (SP), ao cancelamento de aulas, operações de voos, atividades ao ar livre e jogos de futebol em Ribeirão Preto.
SP: 48 cidades estão em alerta máximo para incêndios
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias