15 de novembro de 2024

‘Parecia que o prédio ia cair’, diz brasileira que sentiu terremoto em Portugal

Tremor atingiu nesta segunda-feira a costa de Portugal. O tremor foi fortemente sentido em Lisboa e nos arredores e é um dos piores em décadas no país. Sergipana Isabella Passos em Lisboa
arquivo pessoal
A sergipana Isabella Passos, que mora há quatro anos em Porto, mas está a passeio em Lisboa, sentiu o terremoto de magnitude 5,3 que ocorreu por volta das 5h desta segunda-feira (26), na costa de Portugal, e é considerado um dos piores em décadas no país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Isabella contou que estava começando a dormir quando os tremores iniciaram. “Chegamos em casa por volta das 4h da manhã e quando estávamos deitados, começou a tremer muito forte, bater os armários”.
“Na hora me segurei ao redor da cama, segurei meu marido, ele acordou atordoado, agarrou no meu braço. Eu disse a ele ‘o prédio vai cair’. Foi muito assustador, durou uns dez segundos. Depois levantei correndo, não sabia se era chuva, o que tinha acontecido. Na hora a gente não raciocina o que é”, contou.
Engenheira civil, após o tremor, Isabella conferiu a estrutura do hotel em que estava hospedada. “Olhei se tinha rachadura, problema na estrutura, saí olhando tudo. Abri o Whatsapp, tenho um grupo de engenheiros, todos comentando”, disse. Até o momento, não há relatos sobre vítimas ou alerta de tsunamis.
LEIA MAIS:
IMPOSSÍVEL NÃO SENTIR, SEGUNDOS MAIS LONGOS DA VIDA: Os relatos de quem viveu o tremo em Lisboa
MEGATERREMOTO: Relembre a história do terremoto do século XVIII que destruiu Lisboa, mudou a história e levou a reflexões sobre o papel de Deus
Além de Lisboa, o terremoto também foi sentido em várias regiões por todo o país europeu, que, no século XVIII, foi atingido por um megaterremoto que é um dos maiores já registrados na história.
“É muito difícil preparar uma cidade para isso, mas trabalho na construção civil e nossas construções são de concreto, estruturas mais estáveis, que evita gerar tantas movimentações”, explicou a sergipana.
Terremoto atinge Portugal sem deixar vítimas

Mais Notícias