15 de novembro de 2024

Ao g1, Alex Madureira propõe tratar água de afluentes do Piracicaba, critica gestão de UPAs e defende ‘Aedes do Bem’

Candidato à Prefeitura de Piracicaba foi sabatinado por jornalistas do g1 Piracicaba e da rádio CBN Campanas. Alex Madureira (PL) no g1: assista à entrevista na íntegra do candidato de Piracicaba
O candidato do PL à Prefeitura de Piracicaba (SP), Alex Madureira, propôs, em entrevista ao g1 e à rádio CBN na manhã desta segunda-feira (26), a construção de estações de tratamento de água de afluentes do Rio Piracicaba para evitar desastres ambientais como o que houve em julho deste ano.
“Se tivesse, por exemplo, uma estação dessa que trata esses afluentes antes de ser jogado no rio Piracicaba, não teria acontecido esse caso (mortandade). O produto químico teria parado ali nessa estação, então é uma possibilidade de ser feito. Obviamente, nós estamos estudando isso para ser implantado nos mesmos moldes que foi feito na capital de São Paulo”.
Alex Madureira (PL) no g1: candidato defende tratamento de afluentes do Piracicaba
O deputado estadual também defendeu o projeto Aedes do Bem, definido pela atual gestão como “economicamente inviável”, além de criticar o modelo de terceirização adotado pela prefeitura. Veja os destaques abaixo.
Aedes do Bem
O candidato do PL defendeu a retomada do projeto “Aedes do Bem” na cidade como forma de enfrentar as epidemias de dengue e ainda citou políticas de conscientização nas escolas sobre as formas de prevenção da doença.
“Eles fizeram uma oferta para Piracicaba, infelizmente a prefeitura não aceitou. Eu só acho que além das campanhas que são feitas, nós temos que fazer alguma coisa. [O projeto foi] considerado inviável por quem? Pela prefeitura? Sendo que a empresa comprova que funciona, é um investimento tão pequeno que mostraria que a prefeitura pelo menos está fazendo alguma coisa”.
Alex Madureira (PL) no g1: candidato quer retomar projeto do ‘Aedes do bem’ em Piracicaba
Gestão da Saúde
Madureira ainda criticou a Organização Social da Saúde (OSS) que atualmente faz a gestão de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Para o candidato, esse modelo de terceirização não vem funcionando em Piracicaba.
“Eu vejo em outras cidades funcionarem. Então eu não entendo por que em Piracicaba não funciona. Já é a terceira organização social de saúde que infelizmente não faz a saúde funcionar. Mas eu vou perto de nós aqui. A cidade americana, por exemplo. A organização social de saúde que está lá funciona. Está entregando hospitais novos, está entregando unidades de saúde novas, tem médicos lá para atender. Então, eu me baseio no que funciona e pretendo deixar para trás o que não funciona e seguir os bons exemplos”.
Alex Madureira (PL) no g1: conheça proposta do candidato para saúde de Piracicaba
O candidato do PL ainda propôs, em vez de entregar toda a gestão das unidades de saúde para uma OSS, terceirizar apenas a contratação de médicos para possibilitar o pagamento de salários melhores, com isso, atraindo profissionais para cidade.
“Eu sou um pouco contra a terceirização do serviço de atendimento de saúde, do gerenciamento de saúde, mas sou totalmente favorável à contratação médica terceirizada, que permite que você consiga pagar um pouco mais para o médico do que o teto do prefeito, por exemplo, que poderia ter sido feito agora esse ano, e nós não termos perdido a quantidade de médicos que nós perdemos”.
Alex Madureira responde a perguntas de jornalistas e espectadores durante sabatina na EPTV
Marcelo Gaudio/g1
Ainda na Saúde, Madureira prometeu construir o Poupatempo da Saúde, um grande centro de especialidades médicas com exames laboratoriais e de imagem.
“As pessoas têm me perguntado, Alex, mas tem fila? Não, não tem fila. Não tem fila porque os horários são agendados, então a pessoa tem um agendamento, ela vai, ela participa da consulta, ela faz o seu exame e vai embora para casa. E tudo é informatizado. Hoje todos os resultados de exame estão no celular, estão na nuvem”.
Piscinão
Alex Madureira (PL) no g1: veja propostas do candidato para conter enchentes em Piracicaba
Sobre os problemas frequentes de enchentes na cidade, Alex Madureira defendeu a construção de piscinões e citou a região das Avenidas 31 de março e Armando Salles de Oliveira como uma das prioritárias.
“É possível nós construirmos uma estrutura dessa em Piracicaba, naquela região da 31 de Março, resolvendo o problema de enchente naquele ponto da cidade. Mas nós temos outros pontos na cidade que poderiam também ser utilizados a mesma tecnologia”.
Bolsa creche
Alex Madureira (PL) no g1: candidato defende bolsa creche para zerar déficit em Piracicaba
Como solução a curto prazo para resolver a fila de espera por vagas em creches, Alex Madureira propôs a compra de vagas em creches particulares a partir da concessão do bolsa creche.
“O volume de falta de vaga em creche é pequeno em Piracicaba. Então, como resolver isso de uma forma rápida? Vaga é você comprar a vaga do privado. Essas 80 vagas que você tem de déficit, rapidamente você resolve com isso. Uma bolsa a creche, por exemplo, você oferecer para essas pessoas. Eu acho que o problema não está só na construção de novas estruturas”.
Anistia na Alesp
Alex Madureira (PL) ao g1: candidato defende anistia ao não uso de máscara na pandemia
O candidato foi questionado sobre o Projeto de Lei que ele propôs na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que anistiava pessoas multadas por falta do uso de máscaras na pandemia de Covid-19. Alex Madureira afirmou que era necessário perdoar as autuações uma vez que muitas foram aplicadas em comerciantes por erro dos clientes.
“O comerciante era multado ao invés de multar o usuário que entrou lá, sendo que tinha um aviso para entrar com máscara”.
VÍDEOS: trechos da entrevista com Alex Madureira
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias