Projeto com alternativas sustentáveis de transporte terá pista experimental com as leis de trânsito. Caso o condutor tenha bom resultado, ele receberá uma carteira exclusiva de habilitação para veículos elétricos. Moto elétrica poderá ser conduzida no evento
Gea/Divulgação
Na 53ª edição da Expofeira em Macapá, os visitantes vão poder conduzir veículos elétricos como patinetes, overboards, bicicletas e motos do tipo scooter, na pista de veículos montada no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Esta ação acontece do dia 29 de agosto a 8 de setembro e faz parte de uma mostra de veículos elétricos como fonte primária de energia, sem a necessidade do uso de combustíveis fósseis para o deslocamento de veículos.
No local, haverá uma pista experimental, seguindo todas as leis de trânsito, permitindo que os visitantes testem todas as vantagens do transporte e a funcionalidade.
Pista experimental vai funcionar dentro do Parque de Exposições da Fazendinha
Gea/Divulgação
Antes de conduzi-los, os candidatos recebem instruções e orientações sobre a segurança, velocidade permitida e leis. Caso o condutor tenha um bom resultado ao dirigir o transporte, ele recebe uma carteira exclusiva de habilitação para veículos elétricos.
o diretor setorial da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Egídio Pacheco, disse que o propósito da mostra é alinhar a economia e a educação no trânsito, além de conscientizar a população.
“Nosso objetivo é demonstrar os benefícios e incentivar o uso da energia renovável no estado, visando contribuir para o crescimento do setor de eletromobilidade com a geração de emprego e renda”, disse.
O programa se trata de um projeto-piloto em parceria com empresas de energia solar e eletromobilidade veicular que vão disponibilizar os veículos e o terminal abastecido por energia renovável, além da parceria com a escola pública do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O diretor-presidente do Detran Amapá, Rorinaldo Gonçalves, explicou que o setor é o responsável pela regulamentação e faixa de pedestre, para que o funcionamento aconteça dentro das normas da legislação.
“Por mais que seja experimental, estamos falando de trânsito, então a pista será sinalizada com placas de regulamentação e faixa de pedestre, para que o cidadão saiba que, apesar desses veículos não necessitarem da Carteira Nacional de Habilitação para serem utilizados, eles precisam respeitar as leis de locomoção”, disse o presidente.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: