Senador licenciado do Podemos foi o primeiro entrevistado da série do g1 com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, comandada por Liliana Junger, no podcast ‘Gerais no g1’. Carlos Viana foi o primeiro candidato na série de entrevistas do g1 nas Eleições 2024 em Belo Horizonte.
g1
O senador licenciado Carlos Viana, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Podemos, afirmou em entrevista na tarde desta segunda-feira (26) que pretende que a Prefeitura volte a oferecer o ensino médio nas escolas municipais, atualmente sob responsabilidade do governo do estado, caso seja eleito prefeito no pleito de outubro.
Liliana Junger entrevista candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte ao vivo no podcast Gerais no g1
Carlos Viana (Podemos) responde pergunta sobre ensino médio
A declaração foi dada por Viana durante a primeira entrevista da série do g1 com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. As entrevistas são realizadas ao vivo pelo podcast Gerais no g1 com transmissão no site e no YouTube.
O candidato defendeu o ensino médio aliado a cursos profissionalizantes, sobretudo na área de tecnologia, para que os “adolescentes tenham a capacidade de gerar a própria riqueza”.
“Ou à distância ou dentro de áreas que a Prefeitura vai criar. Nós temos vários prédios vazios no Centro de Belo Horizonte que nós podemos criar ali centros, núcleos de formação. Existe um projeto chamado Desenvolve em que o aluno é selecionado pela prefeitura, recebe um laptop, recebe uma pasta e recebe um curso de aproximadamente dois anos. Quando ele sai desse curso de dois anos, ele sai um especialista em linguagens para sites, para computadores. Ps principais desse cursos são selecionados para empregos em empresas de tecnologia. […] Eu quero que esse estudante seja incentivado a continuar estudando e que possa permanecer e sair da escola com a profissão”, defendeu o senador licenciado.
Viana defendeu a medida como uma forma de diminuir a violência e a morte de adolescentes em vilas e aglomerados. Na visão dele, isso transformaria Belo Horizonte em uma “capital de oportunidades”.
Na entrevista, o candidato do Podemos também minimizou problemas no partido que ocasionaram três trocas de vice, falou que pretende voltar com o transporte por van e com os cobradores nos ônibus e sobre políticas para a população em situação de rua.
Vídeos: Liliana Junger entrevista Carlos Viana (Podemos)