Grupo de trabalho elabora plano de ação que deve ser publicado no Diário Oficial do DF. Decisão foi tomada após reunião do governador com Defesa Civil, Ibram e Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (26); cortina de fumaça no céu de Brasília deve durar até quarta (28). DF é encoberto por fumaça nesta segunda-feira (26)
TV Globo/Reprodução
Brasília amanheceu coberta por fumaça pelo segundo dia seguido, nesta segunda-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação é consequência dos incêndios no interior de São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a tendência é que a fumaça se dissipe ao longo da semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que, a partir da tarde desta terça-feira (27), a fumaça diminuiu, mas até quarta (28) ainda será possível sentir os efeitos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Por causa do “extremo climático”, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se reuniu com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, nesta segunda-feira, e criou um grupo de trabalho para elaborar um plano de ação para eventos críticos de qualidade do ar, que deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF)
“Temos focos de incêndio no DF, mas estão controlados. Essa fumaça no céu não é daqui. Essa é a primeira vez que isso acontece em Brasília, e nós temos um grupo que estuda todos esses acontecimentos na qualidade do ar. Como isso é inédito, vamos criar um plano de ação para que, caso aconteça novamente, nós saibamos agir”, afirmou o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
🤧IBRAM: Qualidade do ar no DF está ‘muito ruim’
Especialistas reunidos com governador Ibaneis Rocha para tratar de medidas de enfrentamento aos “extremos climáticos”
Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília
Pelas redes sociais, o governador pediu a colaboração da população para combater os focos de incêndio.
“Estamos em um período de seca e calor no DF, o que aumenta o risco de incêndios. Nossa equipe está preparada para agir rapidamente, mas a colaboração da população é essencial. Evite fogueiras em locais não permitidos e descarte materiais inflamáveis corretamente,” postou Ibaneis Rocha.
Mudança nos ventos
DF continua encoberto com fumaça nesta segunda-feira (26)
Desde que foi criada, há 64 anos, Brasília nunca havia atingido um nível tão ruim de qualidade do ar, segundo medição feita pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). No domingo, a qualidade do ar chegou a “péssima” por volta das 19h, permanecendo até às 3h da manhã desta segunda.
As últimas medidas da estação mostram que houve uma pequena melhora no indicativo, mas a classificação continua como muito ruim. Também não há previsão de chuvas para os próximos dias.
Cuidados com a saúde
Ainda de acordo com o Ibram, por conta das condições meteorológicas – incluindo os ventos vindos do Sul que trazem fumaça dos incêndios e uma inversão térmica dificultando a dispersão dos poluentes – a população pode apresentar sintomas como:
Tosse seca
Cansaço
Ardor nos olhos, nariz e garganta
Falta de ar
Respiração ofegante
Veja que cuidados tomar com a fumaça intensa e a neblina causada pelos incêndios, de acordo como o Ministério da Saúde:
🍶 Aumentar a ingestão de água e líquidos, o que ajuda a proteger o sistema respiratório
🏠 Reduzir, ao máximo, o tempo de exposição à fumaça, ficando em casa com ventilação ou purificadores de ar
🚪🪟 Manter portas e janelas fechadas para evitar que as partículas entrem no ambiente
🏃♀️☀️ Evitar atividades físicas em horários mais críticos, principalmente entre 12h e 16h
😷 Usar máscaras, lenços ou bandanas para proteger nariz e boca da exposição de poluentes
👶👵🤰Ter cuidado redobrado com crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: fumaça continua encobrindo céu do DF nesta segunda-feira (26); veja que cuidados tomar
Qualidade do ar no DF está ‘muito ruim’, segundo dados do Ibram
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.