15 de novembro de 2024

O Assunto #1287: São Paulo em chamas

São incêndios que que já deixam 48 municípios de São Paulo em alerta máximo – e alcançam também outros estados. Resultado de uma combinação entre tempo muito seco e ondas de calor. Mas que levantam suspeitas de ação coordenada criminosa. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

No interior paulista, foram 3 dias de terror. O céu escureceu cedo, colunas imensas de fumaça tomaram o horizonte de cidades inteiras e labaredas de até 6 metros de altura queimavam lavouras e casas. Foram mais de 2.300 focos de queimadas – é o mês de agosto mais incendiário desde o início das medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há quase três décadas. São incêndios que que já deixam 48 municípios de São Paulo em alerta máximo, mas que alcançam também outros estados. Resultado de uma combinação entre tempo muito seco e ondas de calor. Mas que levantam suspeitas de ação coordenada criminosa – já são pelo menos 4 pessoas presas em flagrante e já há inquéritos da Polícia Civil e da Polícia Federal para investigá-las. Neste episódio, Natuza Nery conversa com duas especialistas para analisar os indícios de uma versão paulista do “Dia do Fogo” – orquestrado para queimar partes da Amazônia em 2019 – e apontar a impunidade que ainda impera no Brasil para este tipo de crime: Ane Alencar, diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e coordenadora do MapBiomas Fogo, e Thaís Bannwart, porta-voz do Greenpeace Brasil.
O que você precisa saber:
AO VIVO: A situação das queimadas no interior de São Paulo
São Paulo: 48 cidades estão em alerta máximo para queimadas
Marina Silva: incêndios em SP são ‘atípicos’; e PF abre inquéritos
Por que governo suspeita que incêndios em SP são criminosos?
Dois são presos por incêndios criminosos em SP; um deles tinha vídeos celebrando o fogo
Mais da metade dos estados no país enfrenta o pior período de seca em 44 anos
Amazônia tem temporada recorde de queimadas, corredor de fumaça se espalha e afeta 10 estados
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
São Paulo em chamas
Dia do fogo: a impunidade

Mais Notícias