15 de novembro de 2024

Evento de incentivo ao aleitamento materno é realizado em Valença

Ação será realizada nesta quarta-feira, no Hospital Escola. Gestantes podem participar. Saiba como participar. Evento de incentivo ao aleitamento materno é realizado em Valença
Divulgação
Um evento de incentivo ao aleitamento materno será realizado nesta quarta-feira (28) em Valença (RJ). A ação vai acontecer no Hospital Escola de Valença, de 8h as 12h.
A iniciativa faz parte das atividades do Agosto Dourado, que serve com uma forma de estimular a amamentação, especialmente até os dois de anos de idade.
Segundo a organização, o objetivo é que o tema do aleitamento materno seja trabalhado por meio de palestras, eventos e em reuniões com a comunidade.
“Será oferecido um café da manhã especial para elas, seguido de uma roda de conversa sobre o tema para tirar dúvidas e fazer orientações. Depois, um momento mais lúdico, com a pintura da barriga das gestantes, quando elas vão poder falar dos anseios e frustrações de uma forma geral”, explica a enfermeira obstetra e coordenadora de Ensino do HEV, Ana Flávia Rosa.
Podem participar gestantes e mães que estão na fase do aleitamento materno. As interessadas em comparecer ao evento devem preencher um formulário que está aqui. Ao todo, foram disponibilizadas 50 vagas.
Agosto Dourado
Evento de incentivo ao aleitamento materno é realizado em Valença
Divulgação
O “Agosto Dourado” tem esse nome porque o leite materno é considerado alimento importante para os bebês, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo os especialistas, o leite materno fornece ao bebê as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento.
No Brasil, o alusivo ao aleitamento materno foi instituído por lei em 2017, quando foram criadas ações governamentais de conscientização, divulgação, palestras, debates e eventos para esclarecer a importância da prática nas primeiras fases da vida.
Benefícios do aleitamento materno
Agosto Dourado
Prefeitura de Taubaté
O leite materno é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento completo para os bebês até os seis meses de idade. “Os anticorpos encontrados no leite materno — e que protegem o bebê de diversas doenças — não podem ser encontrado em fórmulas”, diz a organização.
Atualmente, apenas 38% dos bebês são amamentados exclusivamente com leite materno. Veja abaixo os principais benefícios do aleitamento para mães e para os bebês:
Para os bebês
O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida;
Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;
A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;
Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo 2;
Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram 3 pontos em média a mais em testes de QI.
Para as mães
A amamentação reduz a depressão pós-parto;
O leite materno é acessível;
A amamentação ajuda no controle da natalidade (tem uma taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses);
Tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;
A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias