14 de novembro de 2024

Beneficiários do Bolsa Família denunciam transferências não autorizadas nas contas bancárias

Dinheiro sumiu de contas de pessoas que dependem do benefício. O valor foi enviado para desconhecidos por Pix. Beneficiários do Bolsa Família denunciam transferências não autorizadas nas contas bancárias
Beneficiários do Bolsa Família disseram que transferências bancárias foram feitas sem autorização deles. Os valores que recebem todos os meses, em agosto, foram retirados de contas da Caixa Econômica Federal. O dinheiro foi enviado via Pix para pessoas desconhecidas.
Rosicleia Nogueira, moradora de Belford Roxo, recebe R$ 650 mensais. De acordo com a beneficiária do Bolsa Família, o dinheiro que foi depositado na conta dela teria sumido na semana passada. Ela conta que não conhece quem recebeu o benefício: “Não conheço, desconheço, não autorizei, meu telefone ninguém tem acesso à minha senha, nem meus próprios filhos têm o acesso”, disse a vítima.
Ela confirma que há mais de um mês vem recebendo mensagens como se fossem do governo federal, mas diz que não clicou no link indicado no SMS, e ainda não sabe como teve a conta invadida.
O mesmo aconteceu com a autônoma Jéssica Machado. “Fui na Caixa Econômica, abri um boletim, e a moça me falou que ia para análise que era para aguardar. Hoje compareci na Caixa de novo, e ela mandou esperar até quarta-feira para ver se o dinheiro iria cair na conta”, contou.
Uma outra vítima das transferências não autorizadas é Rita Mara Luiz, que depende do benefício para pagar as contas dentro de casa. “Eu preciso do dinheiro de volta, estão entrando nas contas do Caixa Tem (app) e tirando o dinheiro de várias pessoas. Tiraram R$ 689, deixaram só R$ 5”, reclamou a autônoma.
O governo federal divulgou um alerta, informando que nos últimos dias recebeu várias denúncias sobre indícios de golpes contra beneficiários do Bolsa Família.
E que, na maior parte das vezes, as pessoas perdem acesso ao “Caixa Tem” depois de clicar num link suspeito que chega por mensagem de texto, no celular.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também fez um alerta aos beneficiários. Informa que quem teve algum problema no saldo do Bolsa Família deve ir até a Caixa presencialmente contestar a transferência do dinheiro feita para outra conta e, depois, fazer o mesmo pelo aplicativo.

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