De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, menor temperatura foi registrada em Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém às 6h desta terça-feira (27). Frio em Santos, no litoral de SP
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, no litoral de São Paulo, registraram a temperatura de 5,6°C às 6h desta terça-feira (27). Segundo a Defesa Civil estadual, essa é a temperatura mais baixa registrada neste ano na região.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os dados foram emitidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, considerando diferentes estações de medição nas cidades paulistas.
Enquanto as três cidades da Baixada Santista apresentaram o marco de 5,6°C, nas regiões de São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão, a temperatura mínima registrada foi de 8,8°C às 6h. O mesmo aconteceu em Bertioga. Em Santos, a mínima registrada foi às 6h e a temperatura ficou um pouco acima dos demais municípios litorâneos do estado, na casa dos 10°C.
Já algumas cidades do Vale do Ribeira apresentaram temperaturas ainda mais baixas. E, algumas delas, houve geada. Barra do Turvo, que atingiu -1,5°C, e Apiaí teve -1,6°C, a temperatura mais baixa em todo o estado de São Paulo.
Veja abaixo as informações disponibilizadas pela Defesa Civil:
Apiaí: -1,6°C
Barra Do Turvo: -1,5°C
Registro: 4,6°C
Iguape: 4,8°C
Previsão e ventos fortes
As baixas temperaturas foram registradas após um alerta do órgão estadual para uma onda de frio e ventos de até 80km/h no último fim de semana para as regiões da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e para o Vale do Ribeira.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, estão previstas temperaturas 5°C mais baixas do que o normal para região no período, até a próxima quarta-feira (28).
Orientações
A Defesa Civil ainda informou que a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre as pessoas em situação de rua, crianças e idosos.
Para minimizar os riscos, é recomendado que a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.
O uso de aquecedores deve ser utilizado com cuidado, evitando deixá-lo ligado a noite toda. Jamais improvisar aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar, já que a prática pode ocasionar um incêndio.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos