14 de novembro de 2024

Ao g1, João Campos diz que vai ampliar vagas em creches, perdoar dívidas de imóveis no Centro e não responde se vai terminar mandato se reeleito

Candidato à reeleição pelo PSB foi o segundo entrevistado na série do g1 com os candidatos a prefeito do Recife. As entrevistas são realizadas ao vivo, às 14h30, com transmissão no site, YouTube e TikTok. Clarissa Góes entrevista João Campos (PSB)
Pedro Alves/g1
Candidato à reeleição, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou em entrevista ao g1, na tarde desta terça-feira (27), que vai triplicar o número de vagas em creches em comparação ao que havia antes do primeiro mandato e afirmou que vai perdoar dívidas de imóveis no Centro da cidade para recuperar a região. Ele também foi questionado sobre a possibilidade de deixar o mandato em 2026 para concorrer ao governo de Pernambuco, mas não respondeu.
João Campos foi o segundo a ser entrevistado ao vivo na série do g1 com os candidatos a prefeito do Recife.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
João Campos começou a entrevista falando sobre as ações do mandato, e ressaltou a criação de praças da infância na cidade e a ampliação do número de vagas em creches, chegando a cerca de 14 mil na rede municipal. A promessa, agora, segundo ele, é chegar a 21 mil.
“Quando eu falei de creche, por exemplo, a gente fez o dobro e agora firmei um compromisso de fazer o triplo, porque o dobro é bom, é importante, mas ainda não é suficiente, então a gente tem que fazer mais. E a gente vai ter a oportunidade nessa eleição de apresentar tudo isso para a nossa cidade com muita clareza, ouvindo, entendendo. E uma coisa que de fato é verdadeira na política, a política é quase como uma arte, muito dinâmica”, disse.
João Campos (PSB) responde pergunta sobre permanecer no mandato em caso de reeleição
Ele foi questionado sobre a possibilidade de deixar um possível mandato para disputar a eleição ao governo do estado em 2026. Ele não se comprometeu a cumprir uma segunda gestão (veja vídeo acima).
“Eu não vou falar sobre a eleição de 2026, sobre a eleição de 2028, sobre a eleição de 2030. Eu vou falar sobre a eleição de 2024, falando tudo que eu fiz e me comprometendo com o que eu ainda vou fazer. Eu acho que é isso que o eleitor espera de mim, é que possa falar com clareza sobre o Recife e assim eu vou seguir”, disse o prefeito.
Sobre a recuperação do Centro do Recife, o prefeito disse que vai perdoar dívidas de imóveis vinculado a uma nova atividade na edificação.
“Não é perdoar a dívida pra ele ficar fechado, não. É perdoar se ele for ficar aberto. E o segundo ponto é a troca de adicional construtivo vinculado à moradia, porque o que a gente precisa é incentivar ainda mais a moradia no centro. A gente tem empreendimentos sendo feitos já no centro, o que já é um passo, inclusive junto ao Moinho Recife. Tem um retrofit de habitação, tem outros sendo licenciados pela prefeitura de habitação no centro, mas a gente quer incrementar ainda mais”, prometeu.
João Campos (PSB) responde a pergunta sobre nova candidatura
LEIA TAMBÉM:
João Campos promete armamento gradual da Guarda Municipal e uso de câmeras corporais
Outro assunto falado por João Campos foi a escolha do candidato a vice-prefeito, Victor Marques, que é amigo da faculdade do prefeito e foi chefe de gabinete dele, deixando o cargo para se filiar ao PCdoB e, posteriormente, se candidatar na chapa de Campos.
“A gente conseguiu reunir uma frente com 12 partidos, conversando com todos os partidos, com os presidentes de partido, com os deputados, com os representantes de cada um, para construir um projeto que dialogasse com essa frente e com o sentimento da cidade. Eu não tenho nenhuma dúvida que Victor é uma pessoa extremamente preparada, que conhece da gestão como ninguém, que acompanhou todos os dias, todas essas realizações”, declarou.
João Campos (PSB) responde pergunta sobre ampliação de faixas exclusivas para ônibus
João Campos também respondeu a uma pergunta sobre uma das promessas monitoradas pelo g1, não cumpridas durante o mandato, de ampliação das faixas azuis em 50%. O prefeito disse que, durante a gestão, foi percebida a inviabilidade da proposta (veja vídeo acima).
“É claro que é uma prioridade para a gente, tanto é que existe hoje uma malha significativa de faixas exclusivas de ônibus que a gente tem na cidade, cuida delas, e a gente tem todo um cuidado com a infraestrutura. O que foi percebido? Que a gente tinha diversas áreas que a implantação poderia causar uma inviabilidade em cruzamentos, em pontos de passagens, em saídas de bairros, mudanças de regiões da cidade, que isso poderia ter um efeito contrário ao esperado”, afirmou.
Quem é João Campos
Atual prefeito, João Campos tem 30 anos e é engenheiro civil. É filho do ex-governador Eduardo Campos e neto do também ex-governador Miguel Arraes, ambos já falecidos. Entrou na política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), em 2016.
Em 2018, se elegeu deputado federal com votação recorde de mais de 460 mil votos. Deixou o mandato após dois anos para assumir a prefeitura. Quando foi eleito, aos 27 anos, se tornou o mais jovem prefeito de uma capital brasileira.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias