14 de novembro de 2024

Congresso internacional discute na Unifor combate à violência de gênero

Evento acontecerá dia 3 de setembro, a partir das 8h30, no Teatro Celina Queiroz. O II CIVIGE é um projeto científico que busca transcender as fronteiras do conhecimento ao abordar questões elementares para a promoção da igualdade de gênero e o acesso à informação
divulgação
A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Católica Portuguesa (Porto | UCP) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) realizam dia 3 de setembro o II Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: Ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias (II CIVIGE), reunindo especialistas renomados, acadêmicos e profissionais de diversas áreas para discutir e apresentar soluções inovadoras e eficazes no combate à violência de gênero. O evento acontecerá de 8h30 às 18h30 no Teatro Celina Queiroz, localizado no Campus da Unifor. As inscrições são gratuitas e limitadas.
Inscreva-se aqui!
O II CIVIGE é um projeto científico que busca transcender as fronteiras do conhecimento ao abordar questões elementares para a promoção da igualdade de gênero e o acesso à informação. Em parceria com instituições nacionais e internacionais, o evento se destaca como um marco na promoção da responsabilidade social e no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a professora Rebeca Quezado, da Unifor, “o evento é organizado como um catalisador de debates enriquecedores, visando capacitar e qualificar seu público-alvo, composto pela comunidade jurídica, sociedade civil, universitários e demais interessadas(os) nas temáticas abordadas. O evento se propõe a fomentar a conscientização e ações práticas para a construção de uma cultura de paz, contribuindo para o enfrentamento da violência de gênero”.
> Conheça os participantes do II CIVIGE
“A Universidade de Fortaleza, por meio da Reitoria, das Vice-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Diretoria de Marketing e da Gerência de Recursos Humanos, abraça integralmente o combate à violência de gênero e adota ações estratégicas contra os assédios físico e moral direcionadas ao corpo de colaboradores, docentes e discentes”, declara a professora Gina Pompeu, coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor e membro da Comissão Científica do II CIVIGE.
> Clique aqui e confira a programação completa
Comissão Organizadora
José Antonio Fernandes de Macêdo (Universidade Federal do Ceará)
Sílvia Rebeca Sabóia Quezado (Universidade Federal do Ceará)
Sandra Tavares (Universidade Católica Portuguesa)
Comissão Científica
Randal Martins Pompeu (Universidade de Fortaleza)
Gina Vidal Marcílio Pompeu (Universidade de Fortaleza)
Katherinne de Macêdo Maciel Mihaliuc (Universidade de Fortaleza)
Pacto Colaborativo Pela Não Violência À Mulher
O Insight Data Science Lab, da UFC e um dos organizadores do II CIVIGE, iniciou sua atuação no tema da violência de gênero com o “Pacto Colaborativo Pela Não Violência À Mulher”, com o objetivo de enfrentar e prevenir a violência contra a mulher no Estado do Ceará, estabelecendo uma rede integrada entre órgãos governamentais e não governamentais. Em reconhecimento à sua importância, o projeto foi selecionado como vencedor do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos em 2022, na categoria Cidadã, a mais relevante da premiação.
No fomento de estudos científicos na temática da violência de gênero, o Insight Data Science Lab idealizou o livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” e lançou em 2023, de autoria dos professores José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva. “A obra versa sobre a forma mais cruel de violência contra mulher, ainda enaltece a relevância do fortalecimento da rede protetiva, bem como o papel da tecnologia e o uso dos dados na construção de políticas públicas”, destaca a professora Rebeca Quezado.
Na III Edição do prestigioso Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o livro sagrou-se vencedor na modalidade produção acadêmica. Ao passo que, referenda a valiosa contribuição para a conscientização e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. O prêmio, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa dar visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno.
Serviço
II Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: Ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias
Data: 3 de setembro de 2024 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Teatro Celina Queiroz
Carga horária: 10 horas, com emissão de certificado de participação
Público-alvo: Bacharéis em Direito e áreas correlatas e demais profissionais interessados(as) nas temáticas do evento internacional
> Inscreva-se aqui!

Mais Notícias