21 de setembro de 2024

SRS Coronel Fabriciano visita municípios para discutir situação epidemiológica da Oropouche

Vale do Aço é a região do estado mineiro com mais registros positivos da doença, 190 no total. Febre Oropouche.
Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, informou que o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS de Fabriciano, realizou visitas de supervisão nos municípios sob sua jurisdição, 35 no total, para discutir a situação epidemiológica atual da Febre Oropouche.
O Vale do Aço é a região do estado mineiro com mais registros positivos da doença. (confira a relação por cidade abaixo) Foram 190 casos confirmados para a febre, até 14 de agosto. Entre eles, confirmações em duas gestantes.
O município que ocupa o topo da lista é Joanésia, cidade com 4.476 habitantes segundo o IBGE, e o registro de 139 casos pela Febre Oropouche.
A ideia da supervisão nos municípios, segundo a secretaria, é debater a necessidade do desenvolvimento de ações com diversos setores, incluindo secretarias municipais, empresas, comércio, faculdades, entidades, sociedade civil organizada, entre outros e para conseguir identificar as situações de risco e evitar morbimortalidade pela doença.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
A SRS informou ainda que, também tem realizado capacitações dos profissionais de saúde quando da emissão de algum informe ou alerta do Ministério da Saúde ou da SES/MG sobre arboviroses em geral e principalmente sobre a Febre de Oropouche.
LEIA TAMBÉM
Joanésia é cidade de Minas Gerais com mais casos de Febre Oropouche; números cresceram 44% em 7 dias
Crescem casos confirmados de Febre Oropouche no Vale do Aço; Joanésia é a cidade com mais registros; em oito dias, números aumentaram 220%
Vale do Aço é a região de Minas Gerais com mais casos de Febre Oropouche; números saltaram de 3 para 78 em quase dois meses
Secretaria de Saúde confirma dois casos de Febre Oropouche em gestantes no Vale do Aço
Até o dia 14 de agosto, data da última atualização dos casos confirmados, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), identificou 191 amostras que testaram positivo para a Febre Oropouche no estado.
Confira os casos por cidade
1 caso em Congonhas – URS Barbacena;
2 casos em Coroaci – URS Governador Valadares;
30 casos em Coronel Fabriciano – URS Coronel Fabriciano;
1 caso em Gonzaga – URS Governador Valadares;
3 casos em Ipatinga – URS Coronel Fabriciano;
139 casos em Joanésia – URS Coronel Fabriciano;
15 casos em Timóteo – URS Coronel Fabriciano.
Doença
A Febre Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.
O diagnóstico da arbovirose é clínico, epidemiológico e laboratorial e todo caso com diagnóstico de infecção pelo vírus deve ser notificado pelo município no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
A Secretaria de Estado de Saúde informou ainda que conduz a devida investigação epidemiológica no estado, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas).
Minas Gerais não registrou casos ou óbitos por febre oropouche até o ano de 2023.
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Mais Notícias