10 de novembro de 2024

Pesquisa Quaest: 28% votariam em desconhecido indicado por Bolsonaro à Prefeitura de Campinas; 22%, por Lula

Levantamento ouviu 900 pessoas e foi feito entre os dias 24 e 26 de agosto. Margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente da República Lula (PT).
Montagem/g1/Palácio do Planalto
Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (27) com as intenções de votos para a Prefeitura de Campinas (SP) mostra que 28% dos eleitores votariam em um candidato desconhecido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 22% escolheriam um nome apoiado pelo presidente Lula (PT).
Outros 31% seguiriam uma indicação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Acompanhe a cobertura completa das eleições no g1 Campinas e região
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

A pesquisa Quaest, contratada pela EPTV, foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Campinas, entre os dias 24 e 26 de agosto.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-03299/2024.
De acordo com o levantamento, o apoio de Bolsonaro levaria 28% dos entrevistados a votar com certeza em quem ele indicou, e 68% não votariam.
Já no caso de Lula, 22% dos eleitores de Campinas votariam com certeza no nome apontado pelo petista e 71% não votariam.
Enquanto o apoio do governador de São Paulo convenceria 31% dos entrevistados a votar com certeza no candidato apontado por ele e 61% não votariam.
Ideologia
A pesquisa também apontou como os eleitores de Campinas se posicionam politicamente, diante dos seguintes grupos políticos:
Se considera Lulista/Petista
Não se considera Lulista/Petista, mas gosta mais das ideias da esquerda
Não tem um posicionamento
Não se considera Bolsonarista, mas gosta mais das ideias da direita
Se considera Bolsonarista
Não são ou não quis responder
Nesse cenário, 36% disseram que não tem um posicionamento, seguidos por eleitores que não são bolsonaristas, mas gostam mais das ideias da direita (19%) e dos Lulistas/Petistas (18%).

A pesquisa também perguntou se o eleitor gostaria que o prefeito fosse:
Aliado de Bolsonaro: 27%
Independente: 45%
Aliado do Lula: 26%
Não sabe/não respondeu: 2%
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias