20 de setembro de 2024

Projeto de reforma do terminal de passageiros do aeroporto de Noronha é apresentado; governo dá novo prazo para obra na pista

‘Em até 60 dias, teremos aviões a jato pousando em Noronha’, diz o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça. Projeto prevê ampliação do terminal
Dix Aeroportos/Divulgação
O projeto de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, foi apresentado ao setor turístico, empresários e representantes do governo do estado, na terça-feira (27). Serão investidos, na obra, R$ 57 milhões.
O evento aconteceu no Forte Nossa Senhora dos Remédios. A obra vai ser executada pela Dix Aeroportos, empresa concessionária que administra o aeródromo da ilha. O contrato de concessão, renovado no ano passo, tem vigor por 25 anos.
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O terminal terá a área ampliada de 1.000 m² para 3.300 m². Atualmente, o local tem capacidade para receber até 260 mil pessoas por ano. Após a reforma, o espaço terá capacidade para atender até 400 mil passageiros por ano.
O diretor da Dix, Manoel Ferreira, disse que aguarda as licenças ambientais para iniciar a obra e que a expectativa é começar o trabalho até novembro deste ano. Ele afirmou que a previsão é concluir o serviço em outubro de 2026.
“Esse terminal de passageiros atual é oriundo do ano 2000. Com essa obra, teremos um novo terminal voltado para todo o Brasil e um exemplo de sustentabilidade”, declarou Manoel Ferreira.
A reforma prevê a utilização de sistema de reúso de água e estrutura de abastecimento por meio de energia solar. Ainda de acordo com a Dix, o projeto arquitetônico do novo terminal possui conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental.
O diretor informou, ainda, que começou a ampliação temporária das instalações do terminal existente. O local vai ganhar mais 300 m² para melhorar o atendimento atual.
Nova previsão
O aeroporto de Noronha tem outra obra prevista, a reforma da pista, orçada em R$ 60 milhões. O trabalho será executado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) e teve atrasos (relembre mais abaixo).
“Estamos em via de começar a pavimentação. Segundo o executor da obra, no dia 2 de setembro terão início os testes na usina de asfalto. Em até 60 dias, teremos aviões a jato pousando em Noronha”, disse o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça.
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, como Boeings e jatos. O motivo foram as as fissuras e os buracos existentes na pista do aeroporto.
Com a proibição, a companhia aérea Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passado, com a aeronave ATR.
Histórico de atrasos
O cronograma da obra mudou diversas vezes, como está listado a seguir:
Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras. A previsão do término da primeira fase dos trabalhos é o final de março de 2024″;
Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro 2024 e a nova previsão era que o trabalho recuperação do eixo central da pista treinaria em abril deste ano;
Abril de 2024: após 44 dias de deslocamento, a usina de produção de asfalto chegou em Fernando de Noronha;
Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, informou que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final do junho;
Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra, declarando que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho.
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