10 de novembro de 2024

Peixe-boi fêmea de mais de 400 kg é solta no mar após 2 anos de reabilitação no RN

Angelina, de 2,83 metros, ficou em tratamento no litoral potiguar por 27 meses passando por aclimatação e convívio com outros animais até a soltura definitiva. Peixe-boi Angelina foi solta no mar após 2 anos de reabilitação no RN
Divulgação
Uma peixe-boi fêmea de 476 quilos e de 2,83 metros de comprimento foi reintegrada à natureza nesta quarta-feira (28) na praia de Diogo Lopes, em Macau, na Região Costa Branca do Rio Grande do Norte, depois de mais de dois anos de reabilitação em um recinto de aclimatação no estado potiguar.
A peixe-boi Angelina era acompanhada pelo projeto de Monitoramento de Praias do Litoral do RN e Ceará, que é tocado pela Petrobras em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern) e Fundação Universidade do RN (Fuern).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo o projeto, Angelina foi resgatada ainda com poucos dias de vida na Praia dos Anjos, no município de Beberibe, no Ceará, pela instituição Aquasis, onde passou pelos primeiros tratamentos.
Atualmente, Angelina tem 6 anos e 5 meses de vida, sendo considerada um animal adulto.
A soltura representa a última etapa na reintrodução de um peixe-boi marinho ao meio ambiente. Antes disso, o animal precisou receber cuidados desde o desmame até o desenvolvimento adulto.
Nesse processo, passou por aclimatação e convívio com outros peixes-bois até ser considerada apta para soltura no meio ambiente. Ao todo, ela ficou 27 meses em reabilitação no RN.
Esse é o quarto animal solto na natureza após processo de reabilitação no projeto no litoral do RN.
Peixe-boi Angelina foi solta nesta quarta-feira (28)
Divulgação
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias