20 de setembro de 2024

Pesquisa: SENAI CIMATEC imprime moldes auriculares através da tecnologia de 3D

Com a tecnologia os aparelhos auditivos podem ser completamente personalizados; o serviço é desenvolvido em parceria com a SmartAudius A impressão 3D permite que o audiologista faça o scaneamento do ouvido do paciente, alcançando a geometria de forma mais precisa
Acervo SmartAudius
Uma parceria entre a SmartAudius, empresa baiana de aparelhos auditivos, e o SENAI CIMATEC, tem ajudado a diminuir a rejeição aos aparelhos auditivos. O serviço, que está em desenvolvimento desde 2023, com os primeiros resultados concretos em 2024, propõe a fabricação de moldes auriculares personalizados através da tecnologia de impressão 3D.
“Ao desenvolver outros projetos de inovação e atentos às possibilidades de uso da manufatura aditiva, propomos a avaliação da rota tecnológica na obtenção de geometrias menos padronizadas, seguindo em direção a aparelhos auditivos realmente personalizados e únicos, capazes de oferecer maior conforto e aceitabilidade”, explicou Vitor Alberto, Líder Técnico da Coordenação de Estúdio de Criação e Prototipagem do SENAI CIMATEC.
A impressão 3D permite que o audiologista faça o scaneamento do ouvido do paciente, alcançando a geometria de forma mais precisa
Acervo SmartAudius
Tradicionalmente, a confecção do molde auricular é realizada por um audiologista, utilizando a massa otoform, material próprio para a pré-modelagem. Após a secagem, o pré-molde é removido da orelha do paciente e enviado ao fabricante que fará o aparelho auditivo, seguindo as recomendações audiológicas.
Já a impressão 3D, permite que o audiologista faça o scaneamento do ouvido do paciente, através da digitalização do molde otológico, refletindo a geometria de forma mais precisa e oferecendo mais possibilidades de ajustes, com maior controle dos componentes eletrônicos e mecânicos que serão inseridos no aparelho.
“Tecnicamente com essa via podemos oferecer um produto otimizado geometricamente, o que acelera o processo de disponibilização do aparelho ao paciente, com um conforto incomparável devido a geometria refletir os moldes obtidos pelos audiologistas. Isso permite uma montagem facilitada do sistema eletrônico, melhores condições de vedação, manutenção e cuidados gerais bem mais simples que podem ser realizadas pelo próprio paciente”, completou.
Rodrigo Brayner de Farias (Crefono 4-5193), Mestre em Clínica Fonoaudiológica pela PUC-SP, explica que os aparelhos auditivos levam ganho acústico para o sistema auditivo e, consequentemente, para o cérebro dos indivíduos, corrigindo assim o seu déficit sensorial. A adaptação ao aparelho depende de uma constância e disciplina no seu uso.
“O segredo para o sucesso na reabilitação com as próteses auditivas é insistir no seu uso constante desde o primeiro dia. E garantir que esta prótese seja confortável é parte fundamental neste processo”.
No desenvolvimento do serviço, a parceria com a SmartAudius possibilitou alcançar a geometria do sistema auditivo, o que requisitava equipamentos específicos, habilidades profissionais integradas e amplo entendimento da real necessidade dos pacientes que usam aparelhos auditivos.
Com este desafio superado, Vitor acredita que a tecnologia possibilitará a fabricação de produto exclusivo, de forma abrangente, capaz de abrir uma nova fronteira para este mercado.
“Respeitando todas as orientações e limites que os médicos determinam acerca de folgas, ajustes e encaixes, temos total liberdade criativa para propor qualquer geometria, podendo ser menos visível, coloridos, com padrões estéticos variados, uso de símbolos e formas que atendam aos gostos específicos de cada paciente. Estamos falando de um produto que é exclusivo e único, porém adaptável a todo e qualquer paciente”, concluiu.
Pesquisa e inovação
Gabriel Dias, CMO da Smart Audius, está otimista com os resultados apresentados. “Já conseguimos entregas muito positivas e nossa expectativa é que ainda este ano seja possível implementar a impressão de moldes auriculares 3D em todos os nossos consultórios”.
Produzir tecnologia no nosso segmento de reabilitação auditiva é um desejo antigo da SmartAudius. Segundo Gabriel, esse desejo parte de uma incomodação com o fato de que tudo relacionado à reabilitação auditiva é importado.
Gabriel Dias, CMO da SmartAudius, Pedro Oliveira da EMS e Emerson Moura, CFO da SmartAudius
Divulgação
“Obviamente, reconhecemos a qualidade dos produtos, mas por outro lado também enxergamos o desperdício de capital humano e de materiais. Então na estratégia de reformulação da empresa, que começou há quatro anos atrás, vislumbramos a possibilidade de parcerias com o ambiente acadêmico, bem como investimento direto em projetos de pesquisa e extensão”.
As primeiras conversas com SENAI CIMATEC começaram desde em 2021 e o primeiro contratado de cooperação, para o projeto modelagem 3D de dispositivos de adaptação e cases de aparelhos auditivos, foi assinado em 2023. Gabriel destaca que outro projeto em parceria com SENAI CIMATEC, com escopo definido desde 2022, que tem como base a tecnologia da realidade virtual, deve entrar em operação ainda este ano de 2024. Além disso, no rol de investimentos da SmartAudius para pesquisa e extensão, está ainda o desenvolvimento de um núcleo de inteligência de dados e aceleração de projetos.
“Estamos em um momento muito favorável onde o Brasil começou a enxergar a necessidade de produzir soluções para quem precisa de reabilitação auditiva. Acreditamos que os protocolos desenvolvidos no âmbito acadêmico e as startups devem se destacar neste cenário e ajudar a desenvolver o setor. Além disso, os avanços da medicina de uma forma geral e a ciência, condicionarão uma nova forma da indústria se posicionar. No resultado final, o paciente ganha em facilidades de acesso, mais tecnologia e conforto”, concluiu.
Serviço
SmartAudius Aparelhos Auditivos
Itaigara – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 1034. Ed. Pituba Parque Center. Sala 333 – Ala A – Itaigara. Salvador – BA, 41825-906
Paralela – Av. Luis Viana Filho, 6462. Edf. Wall Street Sala 525 – Bloco East – Patamares – Salvador – BA, 41730-101.
Feira de Santana – Rua Barão de Cotegipe, 1137. Sala 04 – 1º andar – Multiclin – Centro, Feira de Santana – BA, 44001-175
Contatos: (71) 3359-3993 ou (71) 9 9349-3993 (WhatsApp)
Site: www.smartaudius.com.br
Instagram: @smartaudius
Responsável Técnico: Rodrigo Brayner de Farias (Crefono 4-5193)

Mais Notícias