20 de setembro de 2024

O que se sabe e o que falta saber sobre o caso do advogado morto a tiros em Taubaté, SP

Leonardo Bonafé, de 25 anos, foi baleado quando chegava ao trabalho. Ele era advogado criminalista e filho de Flavio Bonafé (MDB), candidato a prefeito de São Luiz do Paraitinga. Jovem é morto a tiros dentro de carro em Taubaté; vítima é filho de candidato a prefeito em São Luiz do Paraitinga
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
A Polícia Civil deu início às investigações o caso do advogado que foi morto a tiros quando chegava para o trabalho em Taubaté, no interior de São Paulo. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (28).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O g1 preparou um material com as principais informações sobre o caso. Confira abaixo o que se sabe e o que ainda precisa ser esclarecido:
O que aconteceu?
Quem é a vítima?
Quais são as linhas de investigação?
Quem são os criminosos?
O que ainda falta ser esclarecido?
O que aconteceu?
Um homem foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (28), na região do bairro Parque Três Marias, em Taubaté. O crime aconteceu na rua Newton de Vasconcellos, por volta das 10h10.
Homem é morto a tiros em carro na região do Três Marias, em Taubaté, SP
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
Segundo a Polícia Civil, a vítima chegava de carro para trabalhar, quando foi atingida por pelo menos três disparos, que também partiram de um carro. O homem morreu no local. Não foram encontradas cápsulas de bala no local.
Câmeras de segurança registraram parte da ação. As imagens mostram que o alvo estaciona o carro na rua, em frente ao local em que trabalhava. Em seguida, um outro carro emparelha com o veículo da vítima. O carro dos criminosos vai embora quatro segundos depois.
Assista na reportagem abaixo:
Advogado de 25 anos é morto a tiros em Taubaté
Voltar ao início
Quem é a vítima?
A vítima foi identificada como Leonardo Bonafé, de 25 anos. Ele era advogado criminalista em Taubaté e filho de Flavio Bonafé (MDB), candidato a prefeito de São Luiz do Paraitinga.
Em nota, a assessoria de imprensa de Flávio Bonafé afirmou que o filho “teve seus sonhos interrompidos por um crime bárbaro ainda sem respostas”.
Advogado é morto a tiros em carro na região do Três Marias, em Taubaté, SP
Foto 1: Arquivo pessoal | Foto 2: Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
A Ordem dos Advogados do Brasil, da regional de São Paulo, também lamentou a morte do advogado e disse que vai garantir que o caso seja investigado.
Leonardo será velado e enterrado nesta quinta-feira (29), em São Luiz do Paraitinga.
Leonardo Bonafé com o pai, Flávio Bonafé
Arquivo pessoal
Voltar ao início
Quais são as linhas de investigação?
Em entrevista coletiva no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), o delegado Múcio Mattos – diretor do Deinter 1, que comanda a Polícia Civil na região do Vale do Paraíba – descartou a hipótese de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
“Uma coisa é certa: não foi um latrocínio. Quem praticou essa conduta hedionda não tinha como objetivo o patrimônio. Tinha como objetivo ceifar a vida de um jovem advogado com uma carreira promissora”, disse o delegado.
Delegado Múcio Mattos
Reprodução/TV Vanguarda
Ele afirmou que a polícia trabalha com diversas hipóteses, mas confirmou que, no momento, as duas principais linhas de investigação para a possível motivação do assassinato estão relacionadas ao fato da vítima trabalhar como advogado criminalista ou ao fato do jovem ser filho de um candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano.
“Latrocínio não foi. Mas pode ser passional. Pode ser muita coisa. Qualquer coisa que se diga nesse momento é prematuro”, disse.
“A nossa função é apurar. Estamos livres para pensar. A investigação tem 360°, vai para todos os lados. É claro que o caminho que é mais provável se intensifica para não perdermos tempo. Tudo é muito recente. Não tivemos nem condição de falar com o pai e com a família, que está em estado de choque.”
Voltar ao início
Quem são os criminosos?
Os criminosos ainda não foram identificados e ninguém foi preso até o momento. O carro usado após a ação foi encontrado queimado na estrada do Sete Voltas, na Zona Rural da cidade.
Carro usado na morte de Leonardo Bonafé foi encontrado queimado na estrada do Sete Voltas, na Zona Rural de Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
A polícia deu início às diligências para encontrar os responsáveis pelo grupo. O delegado Múcio Mattos afirma que os criminosos sabiam do local e horário de trabalho de Leonardo Bonafé e que não foram encontrados cartuchos no local do crime, o que sugere que a arma utilizada nos disparos para execução da vítima não era automática ou semiautomática.
“Eles (os criminosos) tinham informação sobre a vítima. Não era um segredo o local de trabalho dela, onde ela recebe os clientes que assiste, mas eles tinham essa informação.”
“Não há cartucho no local do fato. Quando a arma é semiautomática ou automática, o cartucho é ejetado e fica no local em que o disparo foi efetuado, exceto quando alguém tem o cuidado de não deixar isso para trás”, afirmou o Dr. Múcio.
Voltar ao início
O que ainda falta ser esclarecido?
Os principais objetivos neste momento são justamente descobrir as motivações para o crime e quem são os responsáveis por ele.
“A investigação está iniciando agora. Não temos o laudo da perícia, não temos o laudo necroscópico. A determinação da Secretaria de Segurança Pública, em razão do pai da vítima ser candidato à Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, é buscar da forma mais rápida possível se (o caso) tem alguma relação com esse fato”, disse Mattos.
“O pai é uma pessoa muito respeitada. A família é muito respeitada e querida. São advogados, atuam na área criminal. E o pai é candidato à Prefeitura de São Luiz do Paraitinga. Esses são os elementos que temos para trabalhar no início”, completou o delegado.
Voltar ao início
Delegado Múcio Mattos
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias