20 de setembro de 2024

Lesa Pátria: PF faz buscas e bloqueia bens de suspeitos de colaborar com atos golpistas

Mandados são cumpridos em SC, RJ, GO e DF; nomes dos alvos não foram divulgados. Governo estima que dano ao patrimônio dos Três Poderes alcance R$ 40 milhões. Policiais federais cumprem mandados da operação Lesa Pátria
PF/Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29) a 29ª fase da operação Lesa Pátria, que tenta identificar pessoas que incentivaram os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e prender os envolvidos.
Naquele dia, vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Segundo a PF, há 10 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em endereços de Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (3), Goiás (1) e Distrito Federal (1).
Há, ainda, ordem para bloquear os bens dos suspeitos. Os poderes da República estimam que o prejuízo total dos atos golpistas ao patrimônio público chegue a R$ 40 milhões.
De acordo com a PF, os participantes dos atos de vandalismo podem responder por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Em um ano, STF tomou 6,2 mil decisões sobre os atos golpistas

Mais Notícias