Locais que trabalham com a lavagem de carros e área da construção civil aumentam o faturamento em épocas de falta de chuva em Bauru (SP). Falta de chuva facilita trabalho da construção civil e de outras empresas
Apesar da cidade de Bauru (SP) ter registrado certa quantidade de chuva no último domingo (25), e ela ter amenizado o clima, não foi suficiente para aumentar a umidade relativa do ar, que atingiu índices baixos nesses últimos dias, como nesta quarta-feira (28), que variou entre 12% e 20%, sendo que o ideal seria de no mínimo 60%.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
No entanto, esse clima favorece alguns setores da economia. Serviços como lavagem de carros e a área da construção civil aproveitam o momento para faturar ou adiantar as obras que, normalmente, são adiadas pela chuva.
O empresário Igor Botelho, dono de um lavacar, afirma que, pela poeira ficar ainda mais evidente nos veículos, a procura pelo serviço aumenta de 30% a 40% durante esse período.
“Nesse tempo seco, o pessoal normalmente procura fazer a lavagem completa, com cera, porque ela protege mais. Você pode chegar na sua casa, jogar uma água e o carro já está limpo de novo.”
Lavacars tem aumento de 30% a 40% dos serviços durante época de estiagem.
TV TEM/Reprodução
Sem chuvas, mais obras
No canteiro de obras da construção civil, o período de seca facilita as obras, que conseguem ser entregues ainda mais rápido para os clientes pela diminuição das paralizações em decorrência das chuvas.
“A partir do início da obra a chuva já começa a ser uma preocupação, e só deixa de ser quando nós cobrimos a obra. E mesmo assim, alguns serviços internos também são prejudicados pela chuva”, afirma o engenheiro civil João Pedro Bentim.
Além disso, nesse período, a procura por orçamentos aumenta em até 40%, principalmente de para realizar reformas dentro de casa.
Para o pintor Rafael Átila, que trabalha com pintura de prédios e casas, a demanda cresceu, sobretudo em razão do aquecimento do ramo imobiliário. “Auxilia bastante na questão da secagem, do rendimento do serviço e agilidade na parte externa”, afirma o profissional.
Construção civil agiliza serviços durante período de estiagem
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: