10 de novembro de 2024

Monotrilho da Linha 15-Prata completa 10 anos com obras até Zona Leste, falhas e interrupções que chegam a 7 meses

Nos últimos cinco anos, o monotrilho ficou 219 dias com operação paralisada parcial ou totalmente; obras de extensão de três estações da Linha 15-Prata estão com menos de 30% de evolução e trecho até a Cidade Tiradentes ainda não começou a ser construído. Monotrilho registrou falhas em 219 dias nos últimos 5 anos
Em dez anos de funcionamento, a Linha 15-Prata, o primeiro monotrilho do país, facilitou a vida de passageiros, mas também acumulou muitos problemas. Nos últimos cinco anos, de 2019 a 2024, foram 219 dias com operação paralisada parcial ou totalmente, o que equivale a cerca de sete meses com interrupções no funcionamento.
As informações são dos boletins informativos do Metrô e das ocorrências registradas no período reunidas pelo produtor Gustavo Galvão, do SP2. Os finais de semana foram os mais afetados, com manutenções e obras frequentes que chegaram a paralisar a linha completamente em sábados ou domingos. Nesse balanço não estão contabilizados os dias com velocidade reduzida ou quando houve greve dos metroviários.
No período de paralisação estão contabilizados os três meses consecutivos em que o monotrilho ficou sem funcionar (entre fevereiro e junho de 2020). Na época, o funcionamento foi interrompido devido a uma falha no sistema de pneus.
Dois acidentes marcaram a história do monotrilho: o primeiro, em janeiro de 2019, quando dois trens colidiram perto da estação Sapopemba; e o segundo, em setembro do ano passado, quando o pneu se soltou quando o trem estava em movimento e caiu sobre a tela de segurança instalada entre as vigas entre as estações Jardim Planalto e Sapopemba. Em ambos, ninguém ficou ferido.
Monotrilho da Linha 15-Prata atualmente circula da Vila Prudente até Jardim Colonial, na zona leste
Eddie Rizzo
Histórico do monotrilho
Em 30 de agosto de 2014, a Linha 15-Prata do Metrô começou a operar na cidade de São Paulo. O primeiro trecho inaugurado teve a operação das estações Vila Prudente, que tem conexão com a Linha 2-Verde, e Oratório. Ao longo de uma década, mais nove estações foram inauguradas: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba (com integração ao Expresso Tiradentes), Fazenda da Juta, São Mateus (com integração ao terminal de ônibus) e Jardim Colonial.
Apesar de ter sido construído para operar de forma 100% remota, só em agosto deste ano que o monotrilho passou a ter operadores embarcados. Ao todo, a linha tem 14,6 km de extensão e 11 estações.
Em 20 de agosto deste ano, o monotrilho bateu o recorde de passageiros transportados em um único dia: 140 mil. A expectativa é a de quase 500 mil pessoas passem pela linha diariamente quando ela estiver totalmente pronta, indo do Ipiranga, na Zona Sul, até Cidade Tiradentes, na Zona Leste.
Extensão da linha
O projeto é que esse trajeto se expanda para 26,6 km de via com outras sete estações, sendo que três estão em obras (Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego) e quatro ainda não começaram a ser construídas (o trecho final com as paradas Jardim Marilu, Jardim Pedra Branca, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes).
De acordo com informações obtidas pela TV Globo via Lei de Acesso à Informação, as obras de expansão das estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego estavam em junho deste ano com 29,62% dos trabalhos concluídos.

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