Um dos acusados liderava a célula da facção na cidade e recebia autorização para encomendar assassinatos, segundo o MPPI. Crimes foram cometidos entre outubro de 2023 e abril de 2024. Sargento da Polícia Militar do Piauí é preso suspeito de atuar na segurança de facção criminosa em Pedro II
Reprodução
O Ministério Público do Piauí (MPPI) denunciou cinco pessoas por cinco homicídios e uma tentativa de homicídio, cometidos entre outubro de 2023 e abril de 2024, em Pedro II, a 206 km de Teresina. Uma delas liderava a célula de uma facção criminosa atuante na cidade e recebia autorização para encomendar os crimes.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo as denúncias oferecidas pelo Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (Gaej), os crimes aconteceram em um contexto de conflito entre facções pelo tráfico de drogas em Pedro II. O líder de uma das facções e o executor dos assassinatos foram presos em abril de 2024.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Conforme o MPPI, todos os crimes foram cometidos com uso de armas de fogo, por motivo torpe e emprego de meio que resulta em perigo comum – já que os disparos foram feitos em vias públicas e locais com grande movimentação de pessoas.
Algumas das vítimas pertenciam à mesma facção dos acusados, enquanto uma era de um grupo rival e outra foi assassinada por engano. Entenda abaixo:
Três pessoas foram executadas por desrespeitar normas de uma facção criminosa, a mesma dos denunciados;
Uma foi vitimada por vender drogas fora da área ocupada pela facção;
Uma foi morta por engano, ao ser confundida com outro alvo que mantinha contato com um integrante do grupo;
Uma era membra de organização rival e sofreu tentativa de homicídio.
Os acusados presos em abril deste ano são mencionados em quatro das seis denúncias apresentadas pelo Ministério Público. Um deles, que liderava a célula de uma facção em Pedro II, pedia e recebia autorização de líderes de outros estados para encomendar os crimes.
O outro denunciado foi responsável, de acordo com o MPPI, por executar os homicídios e a tentativa de homicídio. Ambos foram presos durante a Operação 104, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Piauí (PCPI).
As denúncias foram encaminhadas à 1ª Vara da Comarca de Pedro II, que deve analisá-las. Caso as aceite e dê início ao processo legal, os denunciados receberão um prazo para responder às acusações e participarão de audiências.
Se o juiz entender que há provas suficientes para o caso prosseguir, os acusados serão julgados pelo Tribunal do Júri.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube