Sabatina com o candidato à Prefeitura de Varginha é a última de uma série de entrevistas que jornalistas do g1 Sul de Minas realizam com todos os concorrentes no pleito. g1 entrevista o candidato a prefeito de Varginha, Zacarias Piva (PL)
O candidato do PL à Prefeitura de Varginha (MG), Zacarias Piva, propôs em entrevista ao g1 na tarde desta sexta-feira (30), criar uma escola cívico militar e rever o plano de carreira dos funcionários públicos.
Veja a página especial de eleições do g1 Sul de Minas
Reveja a entrevista com Zacarias Piva
“É uma questão ideológica do Partido Liberal que nós pretendemos sim, implantar em uma das nossas escolas aqui do município, a Escola Cívico Militar. Eu estive visitando uma delas na cidade de Betim e eu vi o tanto que ela traz de benefício para muitas famílias, inclusive própriamente dito na questão educacional. É uma disciplina, é uma novidade. E por que não nós implantarmos ela aqui na cidade de Varginha? Vai trazer muitos benefícios, eu não tenho dúvida nenhuma”, disse o candidato
g1 Sul de Minas entrevista Zacarias Piva (PL), candidato a prefeito em Varginha, MG
Júlia Reis/g1
“É uma escola que tem em se essa vocação mais disciplinadora e hoje a gente vê que que o nosso país tem essa liberdade desenfreada. Então a gente tem que fazer os dois lados. A gente tem que entender que tem pessoas que ainda tem vocação para a relação militar, a relação mais disciplinadora, inclusive na educação dos filhos de primeira idade”, disse o candidato.
A entrevista aconteceu às 15h, na sede da EPTV Sul de Minas, em Varginha, e teve duração de 20 minutos. A sabatina com Zacarias Piva foi a última de uma série de entrevistas que o g1 realiza com todos os candidatos à Prefeitura de Varginha.
Veja, abaixo, o cronograma:
28/08 – Fabiano Almeida (PV)
29/08 – Leonardo Ciacci (PSD)
30/08 – Zacarias Piva (PL)
Veja outros temas discutidos:
Pedágio
Durante entrevista ao g1, o candidato disse que é contra a forma como foi feita a concessão do pedágio entre Varginha e Três Corações. Em julho, Zacarias Piva advogou a favor de motoristas do setor de transportes que entraram na Justiça questionando o processo de concessão pedindo a anulação das cobranças das tarifas, apesar do partido dele fazer parte da base de apoio do governo Zema.
“Nós sempre, o que for favorecer a nossa sociedade, nós somos a favor. Nós não podemos volver as costas para isso. O que nós somos contra é como aconteceu a concessão desse pedágio. O que nos chamou muita atenção foi a atitude do governo atual de nossa cidade ele ter uma atitude de acrescentar na obra do pedágio outras obras que elevaram o custo do pedágio”, disse.
Para o entrevistado, Varginha ficará “ilhada” entre os pedágios e muitas empresas de transporte poderão deixar a cidade.
“Varginha vai ficar ilhada em um pedágio de R$ 14,30 com as empresas de transporte que nós temos aqui. Muitas já disseram que vão sair da cidade porque o lucro dela vai estar no pedágio. […] Então, como a gente está pleiteando o cargo público de gestão do Executivo, não vemos isso com bons olhos. Varginha vai ficar ilhada em muitos recursos. Essa ação foi promovida pela iniciativa popular de representantes de vans e dos motoboys. E entendo que nós, estando na gestão pública, que nós vamos interpor uma ação para anular a parte desse contrato aonde o prefeito daqui elevou o custo do pedágio”, afirmou.
Trânsito
O candidato foi questionado por um leitor que enviou uma pergunta para o g1 Sul de Minas sobre como conseguir fluidez no trânsito e eficiência no transporte. Piva falou sobre a possibilidade de fazer estudos para identificar os melhores meios de locomoção na cidade.
“Esse problema sistêmico dentro do Centro de Varginha é o seguinte: o gestor tem que ter coragem de fazer as mudanças necessárias, porque especialista no Brasil a gente tem. Pode vir consultar uma empresa aqui, ela vai sugerir os melhores meios de locomoção, a exemplo da cidade de Curitiba, eu estive lá fazendo uma visita, eu vi a intercalação dos semáforos, o quanto que o trânsito flui. Então, a gente precisa disso na cidade de Varginha, precisa de uma organização e coragem para fazer as mudanças. E o que a empresa, o técnico, a pessoa que detém o conhecimento científico em mobilidade urbana, o que determinar para o gestor, ele tem que ter ousadia de querer fazer”, disse.
Servidor público
Questionado por uma leitora sobre planos de melhorias para os funcionários efetivos na Prefeitura de Varginha, o candidato Zacarias Piva falou em reconhecer direitos e fazer plano de cargos a fim de valorizar servidores públicos e professores.
“A gente pensa muito como que nós vamos administrar os serviços públicos de nossa cidade. E eu fiquei imaginando o tanto de problemas que nós temos na saúde, principalmente na saúde e como a gente pode melhorar. Então, você, como gestor, você não pode pensar lá no final da linha, você tem que pensar no começo da linha e o começo da linha é o material humano. […] Eu sei a dificuldade deles. Nós temos que dar todo o privilégio que eles possuem, que eles merecem, que eles têm por direito. Reconhecer os direitos adquiridos deles, fazer um plano de cargos e salário correto, aonde a gente pode, do outro lado, fazer as nossas cobranças”, afirmou.
VÍDEOS: confira trechos da entrevista com Zacarias Piva, PL
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas