Réplica avaliada em R$ 40 mil deve voltar a ser exposta na Catedral Senhor Bom Jesus a partir desse domingo (1°), durante uma missa para entregar a imagem, às 9h. Imagem caindo do andor
A réplica da imagem do padroeiro de Cuiabá, que caiu e quebrou enquanto fiéis a carregavam para sair em procissão, foi restaurada e deve voltar a ser exposta na Catedral Senhor Bom Jesus a partir desse domingo (1°), durante uma missa para entregar a imagem, às 9h.
A celebração será realizada pelo arcebispo Dom Mário Antônio e o vigário-geral da arquidiocese de Cuiabá, padre Deusdedit Almeida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
De acordo com a administração da Catedral, o trabalho de restauração foi feito pelo artesão João Paulo e por um marceneiro especialista em móveis sacros e altares, que trabalha, principalmente, com madeiras nobres.
Segundo os especialistas que restauraram a estátua, avaliada em R$ 40 mil, o principal desafio do processo foi reconstruir a cabeça da imagem que estava quebrada em vários pedaços.
Entenda o caso
A esquerda, a imagem antes da queda e à direita a estátua destruída
Reprodução
Há sete meses, a réplica da imagem do padroeiro de Cuiabá, Senhor Bom Jesus, caiu enquanto fiéis a carregavam para sair em procissão, na Catedral Basílica de Cuiabá. No vídeo, é possível ver quatro pessoas carregando a imagem e, em determinado momento, uma delas tropeça, se desequilibra e cai com o suporte da imagem.
O padre Deusdedit Almeida, sacerdote responsável pela administração da Catedral, explicou que a imagem, foi comprada há cerca de 15 anos.
A imagem original do Senhor Bom Jesus, que chegou na capital em 1729, fica guardada, envolta em uma redoma de vidro. A réplica foi produzida por um artesão de Minas Gerais e era usada desde 2016.