Temporada deste ano percorreu seis cidades de Santa Catarina trazendo discussões e desafios de abrir, gerenciar e vencer com pequenas e grandes empresas. SC Que Dá Certo 2024
José Somensi
Ter coragem, trabalhar bastante, investir em tecnologia, buscar a inovação, manter o foco, valorizar os colaboradores, estabelecer relações confiáveis com os fornecedores e os clientes, desenvolver ações sociais e de sustentabilidade e não desistir do seu sonho. Essas foram algumas lições compartilhadas pelos 18 representantes das empresas que participaram dos painéis gratuitos promovidos pelo SC Que Dá Certo 2024.
O SC Que Dá Certo é uma iniciativa da NSC que divulga os cases de sucesso do estado. Neste ano, os eventos ocorreram em Balneário Camboriú, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Grande Florianópolis e Joinville.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Fabian Londero avalia temporada: ‘Sempre aprendem mais’
Confira o canal do SC Que Dá Certo no g1
Em 2024, o SC Que Dá Certo teve como conceito um caleidoscópio, objeto que permite observar a mesma cena por diferentes perspectivas.
Aliado com o tema do projeto, os painelistas sugeriram aos públicos importantes dicas voltadas ao empreendedorismo, mas também mostraram que as suas jornadas enfrentaram erros e acertos e diversos desafios.
As apresentações e os debates serviram de inspiração para as pessoas que desejam abrir ou ampliar um negócio. Esse incentivo torna-se fundamental tendo em vista que o empreendedorismo de Santa Catarina se destaca no âmbito nacional.
O estado registrou 63.416 novos negócios ativos no segundo trimestre de 2024. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e representam um crescimento de 12,55% em comparação com o mesmo período do ano passado, que contabilizou 56.343 empresas abertas.
Veja a seguir um resumo de cada painel do SC Que Dá Certo 2024:
Balneário Camboriú
A temporada de 2024 iniciou na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no campus de Balneário Camboriú. O evento contou com a apresentação de Fabiano Heckler, CEO da Syngoo; Margot Rosenbrock Liborio, sócia e gerente comercial dos Hotéis Bella Camboriú e Rosenbrock; e Patrícia Fernandes, gerente de marketing da FG Brazil Holding.
Os painelistas falaram sobre estabelecer vínculos confiáveis, reforçar a construção de bases sólidas desde o começo dos negócios e como marcas e prestadores de serviço têm a capacidade de estabelecer relações mais que físicas com os clientes.
Painel do SC Que Dá Certo em Balneário Camboriú
José Somensi
Criciúma
O segundo painel aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. Os painelistas foram: Alessandra Casagrande, sócia-proprietária do Estúdio Biologique; Alice Matiola, CEO da Cristal Embalagens; e Douglas Waltricke, CEO da Next Fit.
As apresentações abordaram sobre o desenvolvimento de ações sociais e de sustentabilidade, que as empresas devem investir em seus colaboradores, que os líderes procuram dar bons exemplos e que não é necessário ter uma estrutura complexa para começar um negócio.
Painel do SC Que Dá Certo em Criciúma
José Somensi
Chapecó
O auditório da empresa IXC Soft, em Chapecó, recebeu o terceiro painel. Nesta edição, estiveram no palco: Gleison Roberto Minella, sócio-proprietário do Empório do Mirtilo; Jackson Luciano Beckers, sócio-administrador da Beckers Automação Industrial; e Luciane Piovezan Fornari, CEO da Fornari Indústria.
As explicações dos painelistas enfatizaram sobre a necessidade de buscar soluções em função das condições climáticas, que a tecnologia será primordial no futuro do empreendedorismo e que boa parte do sucesso está em amar o que se faz.
SC que Dá Certo 2024 – Painel Chapecó
Elizandro Giacomini
Joaçaba
Cristiane Tonet, diretora de operações do Grupo Sancon; Ademir Proner, presidente da Coolacer; e Márcio Dalla Lana, presidente da Triton Máquinas Agrícolas, foram os painelistas do quarto painel. O evento aconteceu na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba.
Segundo os painelistas, é importante possuir números e informações apuradas, entender o planejamento estratégico e evolutivo da empresa, trabalhar bastante com honestidade e transparência, buscar apoios e parceiros e não ter medo de enfrentar as dificuldades.
SC Que Dá Certo – Painel Joaçaba
Reprodução
Grande Florianópolis
O quinto painel aconteceu no K-Platz Center, em São José, na Grande Florianópolis. O público presente ouviu os relatos de Ana Maria da Silva Scheidt, sócia da Porto Nobre; Bruno Pauli, CEO do Grupo 4B; e Ismael Corrêa, sócio-proprietário da Exclusiva Colchões e Sofás.
Os empreendedores destacaram a respeito do desenvolvimento pessoal de um empresário, de saber se diferenciar para atrair a atenção dos clientes, da necessidade de acompanhar de perto a empresa, de se reinventar, de ter coragem e de acreditar no potencial da equipe.
SC Que Dá Certo 2024 – painel Grande Florianópolis (São José)
NSC TV/Reprodução
Joinville
O SC Que Dá Certo 2024 finalizou na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Camila Marcato Frank, sócia da Otto House; Guilherme Bertani, presidente da Docol; e Ralf Sebold, cofundador e CEO da Bold, foram os painelistas da última edição.
Os conselhos apontaram que os aprendizados também surgem nos momentos difíceis, é necessário inovar e acompanhar as tendências e os avanços tecnológicos, há possibilidade de desenvolver produtos bons e sustentáveis e os sonhos devem continuar apesar dos desafios.
SC Que Dá Certo 2024 – painel Joinville
José Somensi
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: SC Que Dá Certo 2024