Moradores de pelo menos 60 imóveis foram prejudicados. Em algumas áreas, lâmina d’água chegava a 1,20m de altura. Operação de drenagem durou 25 dias, de acordo com a Semurb. Após 25 dias, Comunidade Cavaco Chinês teve a água do alagamento totalmente drenada
Bruno Rocha/Inter TV Cabugi
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) concluiu a operação de drenagem de água na comunidade Cavaco Chinês, Zona Norte de Natal. O local ficou alagado por mais de dois meses, prejudicando moradores de pelo menos 60 imóveis – em algumas áreas, a lâmina d’água chegava a 1,20m de altura.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo a pasta, a operação durou 25 dias – 10 a mais do que a estimativa inicial – sendo encerrada na última quarta-feira (28). O atraso teria ocorrido após uma tentativa de furto dos equipamentos que acabou danificando uma das bombas.
Ao fim da operação, os equipamentos conseguiram operar para a retirada de 54 metros cúbicos de água a cada hora. A Semurb estima que, ao todo, tenha drenado 10 mil cúbicos de água no local.
“A comunidade já está completamente seca, as ruas acessíveis e já não há mais casas alagadas”, afirma Leonardo Almeida, supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb.
Imagens de arquivo dão conta de como a área estava antes da operação de drenagem. A informação é que 61 imóveis foram atingidos.
Divulgação/MPRN
Os transtornos no local tiveram início em meados de junho. Após fortes chuvas que caíram em toda a Grande Natal, o local não conseguiu escoar a água das precipitações, dando início ao alagamento.
“É uma questão topográfica. A comunidade está entre dunas, numa área baixa, então, quando chove, a água não tem para onde escoar”, disse o supervisor da Semurb.
A drenagem da área teve início apenas no dia 6 de agosto, atendendo uma recomendação do Ministério Público. A data em que a operação começou, inclusive, ocorreu seis dias após a previsão estipulada em cronograma para o início da operação dos equipamentos.
Vídeos mais assistidos do g1 RN