26 de dezembro de 2024

Semurb conclui drenagem de comunidade na Zona Norte de Natal que passou dois meses alagada

Moradores de pelo menos 60 imóveis foram prejudicados. Em algumas áreas, lâmina d’água chegava a 1,20m de altura. Operação de drenagem durou 25 dias, de acordo com a Semurb. Após 25 dias, Comunidade Cavaco Chinês teve a água do alagamento totalmente drenada
Bruno Rocha/Inter TV Cabugi
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) concluiu a operação de drenagem de água na comunidade Cavaco Chinês, Zona Norte de Natal. O local ficou alagado por mais de dois meses, prejudicando moradores de pelo menos 60 imóveis – em algumas áreas, a lâmina d’água chegava a 1,20m de altura.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo a pasta, a operação durou 25 dias – 10 a mais do que a estimativa inicial – sendo encerrada na última quarta-feira (28). O atraso teria ocorrido após uma tentativa de furto dos equipamentos que acabou danificando uma das bombas.
Ao fim da operação, os equipamentos conseguiram operar para a retirada de 54 metros cúbicos de água a cada hora. A Semurb estima que, ao todo, tenha drenado 10 mil cúbicos de água no local.
“A comunidade já está completamente seca, as ruas acessíveis e já não há mais casas alagadas”, afirma Leonardo Almeida, supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb.
Imagens de arquivo dão conta de como a área estava antes da operação de drenagem. A informação é que 61 imóveis foram atingidos.
Divulgação/MPRN
Os transtornos no local tiveram início em meados de junho. Após fortes chuvas que caíram em toda a Grande Natal, o local não conseguiu escoar a água das precipitações, dando início ao alagamento.
“É uma questão topográfica. A comunidade está entre dunas, numa área baixa, então, quando chove, a água não tem para onde escoar”, disse o supervisor da Semurb.
A drenagem da área teve início apenas no dia 6 de agosto, atendendo uma recomendação do Ministério Público. A data em que a operação começou, inclusive, ocorreu seis dias após a previsão estipulada em cronograma para o início da operação dos equipamentos.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias