25 de dezembro de 2024

Hospital em Ribeirão Preto lança aplicativo que ensina como locomover pessoas com mobilidade reduzida

Ferramenta ensina técnicas para tirar paciente da maca e colocar na cadeira de rodas, por exemplo. Ideia foi desenvolvida como dissertação de mestrado. App do HC de Ribeirão Preto ajuda a cuidar de pessoas com mobilidade reduzida
O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) desenvolveu um aplicativo que contém instruções para a locomoção correta de pessoas com mobilidade limitada. O objetivo dos tutoriais em vídeo é evitar novas lesões e complicações dos pacientes.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O aplicativo ganhou o nome de “Transferências” e está disponível para os celulares de maneira gratuita. Para utilizá-lo, basta preencher alguns dados básicos e, depois que a necessidade da pessoa é entendida pelo sistema, o passo a passo é disponibilizado.
Segundo Edgard Eduard Engel, coordenador do centro de reabilitação do HC de Ribeirão Preto, as transferências são as mudanças de posição do paciente. Seja ir de uma cadeira de rodas para a cama, ou do chão para uma cadeira, é importante que essas movimentações sejam feitas de forma correta.
“Tanto pacientes quanto pessoas que têm uma deficiência, seja definitiva ou pessoas que tiveram traumatismo, machucaram e têm essa dificuldade de movimentação por um período, precisam de ajuda para fazer essas transferências”, explica Engel.
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto desenvolve aplicativo para ajudar a cuidar de pessoas com mobilidade reduzida
Reprodução/EPTV
Aplicativo simples
A ideia foi desenvolvida como uma dissertação de mestrado feita por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.
Nele, é possível encontrar mais de 20 vídeos com instruções diferentes que foram gravados para ajudar que a transferência das pessoas com limitação de mobilidade seja feita com mais segurança.
Indicações aparecem embaixo do vídeo, e gráficos da musculatura também indicam a melhor posição de quem auxilia no movimento.
“O aplicativo é bem simples, de fácil manuseio e são vários vídeos que são feitos, justamente, para explicar cada passo, como é feito e cada detalhe de cada movimento como deve ser feito”.
Aplicativo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto possui vídeos que ensinam técnicas para mover pessoas com baixa mobilidade
Reprodução/EPTV
Instruções na prática
O estudante Vitor Santana da Silva está em processo de recuperação após ser atropelado por um motociclista enquanto andava em uma avenida de Ribeirão. Com o acidente, ele sofreu algumas lesões no braço e na perna, que limitaram a mobilidade.
“Essa perna está machucada. Aí, para sentar, acabo sentado em cima dela e acaba prejudicando”, conta o estudante.
Para evitar que isso aconteça, o aplicativo é a solução.
“Realmente, é de grande importância esse apoio para não fazer alguma manobra que ao invés de ajudar, prejudique a pessoa que está acidentada”, diz o pai do Vitor, Hosanilton Rodrigues da Silva.
Estudante que sofreu acidente considera aplicativo do HC de Ribeirão Preto importante para maneira correta de transferência de pessoas com baixa mobilidade
Reprodução/EPTV
Antônia Rodrigues da Silva, microempreendedora, cuida do irmão desde que ele caiu enquanto colhia jacas no começo do ano. A queda afetou a coluna dele.
“Ele não tem movimento nenhum, então a gente tem que fazer a força mesmo para ajudar ele. Uma pessoa só não consegue tirar ele da cadeira”, explica.
Como cuidadora, ela também cita a ajuda do aplicativo na rotina. “Esses aplicativos auxiliam bastante a gente”, destaca.
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto desenvolve aplicativo para ajudar a cuidar de pessoas com mobilidade reduzida
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias