Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Motéis, em 2023, fez levantamento em sete capitais do Brasil. Investimento, mudança do perfil dos clientes e mais opções de entretenimento fizeram setor movimentar cerca de R$ 4 bilhões por ano. Espaço de encontro de casais ganhou estilo único no Brasil.
Vinicius Roveda/Bangalô Motel | Divulgação
O amor está no ar ou entre quatro paredes? Para alguns, ele está em suítes com hidromassagem, quartos temáticos e em espaços com piscina e churrasqueira oferecidos por motéis no Brasil. E para saber onde vivem os frequentadores destes locais, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) fez, em 2023, uma pesquisa em sete capitais brasileiras. 💘
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Veja ranking abaixo com as cidades com o maior número de frequentadores de motéis:
Manaus: 63%
São Paulo: 60%
Belo Horizonte: 56%
Rio de Janeiro: 54%
Brasília: 52%
Curitiba: 48%
Salvador: 44%
O levantamento foi realizado com amostras proporcionais ao número de habitantes de cada região e, ao todo, 1000 entrevistas foram realizadas.
Para a ABMotéis, os três fatores que influenciaram para que o setor de motéis movimentasse cerca de R$ 4 bilhões por ano são: investimento, mudança de perfil dos clientes e mais opções de entretenimento. 🛏️
Ainda segunda a pesquisa, quem mais frequenta motéis são pessoas de 30 a 39 anos e 85% dos frequentadores são casais em relacionamentos estáveis – casados ou namorados.
Motéis no Brasil
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O motel, que é a junção das palavras “motor” e “hotel”, surgiu em 1920, nos Estados Unidos. Na época, os estabelecimentos ficavam perto de estradas e serviam para acomodar viajantes.
No Brasil, o primeiro estabelecimento do gênero foi construído em 1968, em uma estrada do município de Itaquaquecetuba, em São Paulo, de acordo com a ABMotéis.
O motel chegou ao Brasil e foi transformado em uma acomodação destinada ao sexo. Hoje, o país conta com cerca de 5 mil motéis.
Um deles é o Motel Flamingo, que fica em Brasília e foi criado em 2001, com 49 suítes. A administradora Elza Bezerra afirma que, há 10 anos, houve a mudança do público para casais em relações estáveis que queriam apenas sair da rotina.
“Para que este público nos veja e nos dê atenção, estamos investindo em atrativos como suítes temáticas e requintadas, tecnologia, restaurante com cardápio diversificado e ampliando o tamanho dos quartos”, diz Elza Bezerra.
A administradora afirma que cada motel tem o seu diferencial, o que é preciso é só uma pitada de imaginação.
“Alguns focam em determinado publico ou classe social, outros preferem investir nos temáticos e exóticos, há motéis no Brasil que têm suítes dentro de avião, lanchas, cavernas. A imaginação é o que conduz as mentes brilhantes de nossos arquitetos”, afirma Elza Bezerra.
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