O ex-jogador de basquete foi entrevistado pela Maju Coutinho no quadro Negritudes. Magic Johnson conversou sobre sua carreira, o diagnóstico de HIV, preconceito e sobre nunca ter abandonado a comunidade onde nasceu. Magic Johnson vem ao Brasil e conversa com Maju Coutinho sobre a carreira e a vida com HIV
Lenda do basquete, empresário de sucesso e sobrevivente do HIV, o ex-jogador Magic Johnson é a personalidade entrevistada pelo Fantástico no quadro Negritudes deste domingo (1º).
Magic Johnson conversou com a apresentadora Maju Coutinho sobre sua carreira, o diagnóstico de HIV –tornado público por ele em 1991– e sobre preconceitos. Ele nunca abandonou a comunidade onde nasceu e até hoje ajuda jovens negros nos estudos.
O ex-jogador disse que se considera “um abençoado” por ter sobrevivido ao diagnóstico de HIV, contraído no auge de sua carreira.
“Era para [o diagnóstico] ser uma sentença de morte. E foi um período muito difícil porque eu não sabia o que poderia acontecer. A prioridade era minha mulher, Cookie, que estava grávida do nosso filho, E-Jay. Eu precisava ter certeza de que eles estavam bem. Só depois fui cuidar de mim. Na época, só existia um remédio: o AZT. Então hoje eu posso dizer que fui abençoado. Eu olho para trás e vejo quantas pessoas morreram desde que eu assumi que estava com a doença. São quase trinta e três anos. Mas os médicos e os cientistas vêm fazendo um ótimo trabalho. Posso dizer que sou um sobrevivente”, afirmou Magic Johnson.
Além de lutar contra o preconceito ao HIV, Magic Johnson também inspira ao apoiar publicamente o filho gay, EJ. Johnson disse que ter tido que mudar para aceitar quem o filho era e o desafio o fez melhorar como pai.
“Eu acho que se você tratar as pessoas com respeito, vai ser respeitado de volta. Então eu nunca mudaria se alguém me discriminasse. A lição que eu aprendi é nunca deixar ninguém definir quem você pode ser, quem você é, ou deixar que alguém te mude”, disse Magic Johnson.
A estrela do basquete também revelou que devolve a sua comunidade a prosperidade que conquistou: ele ajuda jovens negros nos estudos.
“Ser mágico é maravilhoso porque eu posso viajar o mundo e fazer coisas que antes eu só sonhava, mas eu também devolvo essas conquistas. Já dei bolsas de estudo para mais de dez mil jovens negros. Então, essa é a minha vida. É o equilíbrio desse sucesso, sem deixar de cuidar e impactar a minha comunidade”, afirmou.
Atualmente, o ex-jogador é um empresário em diversos segmentos e é um dos quatro atletas dos Estados Unidos a se tornarem bilionários, junto com Lebron James, Michael Jordan e Tiger Woods.
“A primeira coisa que eu fiz foi procurar mentores, homens e mulheres experientes que pudessem me ensinar o básico do mundo dos negócios. Eu queria ser o melhor, não queria ser qualquer empresário e eu consegui isso. Pude mostrar para a comunidade negra e para outros atletas que eles podem ser bem-sucedidos em outras funções”, disse Magic Johnson.
Ex-jogador de basquete Magic Johnson conversou com a apresentadora Maju Coutinho no quadro Negritudes.
Reprodução/Fantástico
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.