As bandeiras do Brasil, Mercosul, de Sergipe e de Aracaju foram hasteadas a meio mastro devido ao luto oficial pelo falecimento da ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves. Abertura da Semana da Pátria em Sergipe é realizada no centro de Aracaju
Maria Odília/Seduc
A 87ª edição da Corrida do Fogo Simbólico abriu, oficialmente, o período de homenagens à Pátria em Sergipe neste domingo (1º), na praça Fausto Cardoso, em Aracaju.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Mercosul, de Sergipe e de Aracaju, foi realizado ao som do Hino Nacional executado pela Banda de Música do 28° Batalhão dos Caçadores, no pavilhão em frente ao lendário Palácio-Museu Olímpio Campos. As flâmulas ficaram a meio mastro devido ao luto oficial pelo falecimento da ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves.
A chama da Pátria foi acesa na Ponte do Imperador e percorreu as águas do rio Sergipe sob a guarda do grupamento da Capitania dos Portos de Sergipe até desembarcar no píer da avenida Beira-Mar e ser entregue em solo ao Exército Brasileiro, que retornou com a chama até a Praça. Integrantes da Aeronáutica a bordo do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) coloriram o céu de Aracaju para saldar a Pátria.
A diversidade marcou o momento de acender a pira do fogo simbólico. Os alunos Isabelly Rosa Apolônio e Gustavo Marciel Acácio (indígenas) e Marisa Souza Santos e Nycolas Yan Acácio (quilombolas), o aluno autista João Pedro Bezerra da Silva e a sertaneja, Ellen Camile realizaram o revezamento da tocha ao percorrer o corredor de bandeiras dos municípios sergipanos até chegarem ao dispositivo oficial.
Corrida do Fogo Simbólico abre celebrações da Semana da Pátria em Sergipe
Maria Odília/Seduc
A solenidade finalizou com a declaração de abertura da Semana da Pátria pelo secretário Zezinho Sobral e a entoação do Hino da Independência e da música ‘Amigos para Sempre’, em homenagem a ex- senadora Maria do Carmo.
Desfile Cívico-Militar
No dia 7 de setembro, milhares de pessoas são aguardadas no tradicional Desfile Cívico-Militar da avenida Barão de Maruim, no Centro da capital sergipana, que, neste ano, acontece das 7h às 17h, contando com 74 escolas.