18 de novembro de 2024

Com nova onda de calor, Vale do Paraíba e região devem registrar 35°C nesta semana

Além do calor, o tempo seguirá seco na região, o que favorece a ocorrência de queimadas. Calor na região
Lucas Tavares/g1
Com a atuação de uma nova onda de calor, o Vale do Paraíba e região devem chegar à casa dos 35°C nesta semana. De toda a região, apenas o Litoral Norte não vai ser afetado pelo fenômeno ao longo dos próximos dias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Após a frente fria que derrubou as temperaturas na última semana, o sábado e o domingo já tiveram sensação maior de calor, e a tendência é que os índices sigam aumentando a partir desta segunda-feira (2).
Em Taubaté, a semana começa com máxima prevista de 33°C na segunda e na terça-feira (3). A partir de quarta-feira (4), a previsão é de que os termômetros cheguem a 35°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), a média de temperatura máxima na cidade em setembro desde 2007 é de 28,4°C – o aumento previsto para os próximos dias, portanto, é de quase 7°C.
A situação de Taubaté é a mesma em Bragança Paulista, na região bragantina. Até em Campos do Jordão, cidade conhecida pelo frio na Serra da Mantiqueira, as máximas da semana ficarão perto dos 30°C – o pico de 28°C está previsto para quarta-feira (4).
Imagem de arquivo – onda de calor prevista para o país
AP Photo/Charlie Riedel
O aumento das temperaturas é provocado pela atuação de uma nova massa de ar quente e seco, que se estabelece sobre quase todo o Brasil e impede o efeito de novas frentes frias.
Dessa vez, a onda de calor pode durar mais tempo do que o normal – isso porque uma frente fria com força suficiente para romper o bloqueio atmosférico só está prevista para a segunda metade de setembro.
“Em alguns locais do Brasil a onda de calor vai ser bem mais expressiva, mas a região do Vale do Paraíba vai, sim, ser afetada. Algumas cidades terão até 5°C a mais do que a média de máximas. E isso vai acontecer por um longo período. Pelo menos até o dia 12 de setembro será de calor forte”, disse o meteorologista Guilherme Borges, do Clima Tempo, em entrevista ao g1.
Nova onda de calor começa na próxima segunda-feira (2).
Arte g1
Ainda de acordo com o Clima Tempo, ondas de calor em setembro não são tão atípicas. Isso porque é exatamente neste mês que o tempo se afasta do frio do inverno e se aproxima das características da primavera – a próxima estação terá início no dia 22.
“Em setembro os dias já têm mais radiação solar, então a temperatura já é maior do que no auge do inverno. Isso é comum no fim dessa estação”, afirmou Borges.
Além do calor, o tempo seguirá seco na região, o que favorece a ocorrência de novas queimadas. A situação é de alerta para a Defesa Civil de São Paulo.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O que é onda de calor?
A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias