27 de dezembro de 2024

Começa campanha de vacinação contra influenza para grupos prioritários em Santarém

Doses estão disponíveis em todas as unidades da zona urbana do município e em postos montados na Prefeitura e Centro Cultural. Profissional da saúde manipula agulha e vacina contra a gripe
Prefeitura de Navegantes/Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, iniciou na manhã desta segunda-feira (2) a campanha de vacinação contra a Influenza. A rede de frio da Semsa recebeu 42.750 doses da vacina para a campanha que se estende até 26 de outubro, com o Dia D de vacinação marcado para 28 de setembro.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A campanha é direcionada aos grupos prioritários, visando prevenir complicações decorrentes da gripe. Para se vacinar, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, tanto na zona urbana quanto na zona rural no município. Também há postos de vacinação na Prefeitura e no Centro Cultural João Fona, com vacinação de 09h às 16h.
É necessário levar RG, CPF e cartão SUS para receber a vacina.
Os grupos prioritários incluem:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
Professores
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais
Pessoas com deficiências
Caminhoneiros
Trabalhadores de transportes coletivos
Trabalhadores portuários
Profissionais das forças armadas e forças de segurança e salvamento
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade
O Ministério da Saúde criou um calendário especial para a vacinação contra a influenza na região Norte, adaptado ao “inverno amazônico”. Por isso, a vacinação na região Norte ocorre no segundo semestre. Já nas demais regiões do país, a campanha aconteceu em março e abril.
“Vacinar todos os membros dos grupos prioritários é crucial para a saúde coletiva e o bem-estar de todos”, destacou a coordenadora da rede de frio, Katia Moura.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias