28 de dezembro de 2024

Quem era Matheus Pavlak, atleta de fisiculturismo que morreu aos 19 anos em SC

Jovem era conhecido por amigos como alguém ‘determinado, engraçado e companheiro’. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi encontrado morto em casa, em Blumenau. Atleta de fisiculturismo Matheus Pavlak, de 19 anos, morre em SC
Redes sociais/ Reprodução
O atleta de fisiculturismo Matheus Pavlak, que morreu aos 19 anos em Blumenau, no Vale do Itajaí, era conhecido pelas pessoas mais próximas como alguém “determinado, engraçado e companheiro”.
Pavlak começou a praticar exercícios físicos em 2019 para emagrecer e, a partir disso, mudou seus hábitos e “venceu a própria mente”, segundo um dos melhores amigos dele, Matheus Hennings, de 20 anos, que estudou com o jovem.
“Sempre correu atrás do seu caminho para fazer acontecer”, comenta.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ainda no ensino médio, que concluiu em 2022, Matheus Pavlak passou a ter apoio de treinadores e nutricionistas ligados ao mundo do fisiculturismo e viu na atividade física uma oportunidade de futuro profissional, conforme Hennings.
“Ele pegou a paixão pelo fisiculturismo e me contava o quão incrível ele achava aquilo. Ele também me aproximou desse estilo de vida, e comecei a levar comigo muitos ensinamentos que ele trazia sobre alimentação e a musculação”, comenta.
Pavlak sofreu parada cardiorrespiratória e foi encontrado morto em casa no domingo (1º), segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Ele foi velado e sepultado nessa segunda-feira (2).
Leia também:
‘Futuro brilhante’: atleta de fisiculturismo morre aos 19 anos em SC
Fisiculturista começou a treinar por causa de obesidade, diz ex-treinador
Boas conversas
Hennings conta que conheceu o amigo, natural de Blumenau, no 6º ano do ensino fundamental. Na época, eles gostavam de passar tempo jogando no computador com outros amigos. “Sempre com muita alegria e boas conversas.”
“Nós tínhamos uma amizade muito forte. Os pais e a família dele sempre foram e são muito queridos comigo, me tratam como irmão dele. E assim eu o considerava também, um irmão de outra mãe.”
“Estou ainda sem acreditar que isso aconteceu com ele tão rápido e tão cedo. Não esperava perder um amigo tão novo”, lamenta.
Determinação
Fisiculturista de SC que morreu aos 19 anos divulgou evolução dos treinos na internet
Pavlak é lembrado pelo ex-treinador Lucas Chegatti como um jovem dedicado, disciplinado e muito educado.
Filho do 2º Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Joel Marcelino Pavlak, ele também foi descrito como fã dos próprios amigos, segundo o ex-treinador.
Os dois trabalharam juntos entre julho de 2022 e setembro de 2023.
“Ele começou ali por 2019 a treinar mais pesado por conta da obesidade. Em 2022, quando nos conhecemos, alinhamos os treinos e começamos a visar o campeonato”, disse.
Nas redes sociais, Pavlak mostrava a rotina de treinos e competições. Ele também chegou a compartilhar um vídeo mostrando as mudanças físicas (assista acima).
Prêmio
Em novembro do ano passado, os dois participaram de um mesmo campeonato como competidores, onde Pavlak ganhou na categoria Bodybuilder Júnior. Em uma rede social, o ex-treinador compartilhou imagens da competição e destacou a gentileza e dedicação do jovem.
Fisiculturista de 19 anos morto em Blumenau e ex-treinador
Reprodução/Redes Sociais/chegatti_treinador
Naquele mesmo mês, o jovem foi apresentado em uma rede social como atleta de uma nova equipe. O time enalteceu o potencial do jovem, que tinha 18 anos na época.
“Com o tempo, será um dos nomes mais cotados do cenário nacional, anotem esse nome”, diz o texto.
Atleta de fisiculturismo de 19 anos morre em SC
Reprodução/Redes Sociais/@matheus.pavlak
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias