29 de dezembro de 2024

Suspeito de invadir e furtar armamentos em quartel da PM é preso preventivamente em MG

Homem já havia sido preso em flagrante três dias após o crime. Ele teria atuado no crime junto com um sargento da ativa da Polícia Militar de Muzambinho (MG), que também foi preso à época. A Polícia Civil informou nesta terça-feira (3) que prendeu preventivamente um dos dois suspeitos de furtar armas do quartel da Polícia Militar em Muzambinho (MG) em fevereiro deste ano. A prisão ocorreu na última sexta-feira (30). Ele teria atuado junto com um policial militar no crime.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, o homem de 39 anos foi localizado em Muzambinho e conduzido para a delegacia. Após os procedimentos, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Conforme a Polícia Militar, esse mesmo homem já havia sido preso em flagrante três dias após o crime. De acordo com a PM, as investigações do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) levaram até a identidade do suspeito, que foi detido no trevo de Guaxupé, quando retornava para Muzambinho, no dia 10 de fevereiro.
Polícia durante buscas após furto de armamento do quartel de Muzambinho (MG)
Reprodução/EPTV
Ainda conforme a Polícia Civil, à época, a prisão dele chegou a ser ratificada em flagrante, mas não há informações sobre a liberação da prisão. Até o momento, segundo a Civil, não houve recuperação do armamento furtado.
O furto das armas ocorreu na madrugada do dia 7 de fevereiro deste ano. Foram levados do quartel revólver, fuzis, espingardas, rádios comunicadores e diversas munições de calibres variados.
Conforme Adnan Cassiano Grava, delegado responsável, a equipe continua as investigações para completa apuração do caso.
VEJA TAMBÉM
Quartel da Polícia Militar é invadido e tem armamento furtado em Muzambinho, MG
Policial é preso suspeito de invadir quartel da PM e furtar armamento em MG
Granadas, fuzis, rifles, munições: saiba o armamento que foi furtado de quartel da PM
Crime e prisões
O furto no quartel foi percebido por volta das 6h do dia 7 de fevereiro, quando alguns policiais chegaram ao quartel e perceberam que o local havia sido invadido. Dezenas de policiais de várias cidades estiveram em Muzambinho para tentar identificar os suspeitos e localizar as armas. O helicóptero da Polícia Militar também auxiliou no serviço.
O primeiro suspeito pelo crime foi preso na noite do mesmo dia. De acordo com a Polícia Militar, ele é um sargento da ativa da polícia, que está afastado por problemas de saúde.
Ele não apresentou resistência no momento da prisão e foi identificado após as roupas utilizadas no crime serem localizadas no carro dele, após a polícia ter conhecimento da vestimenta em análise de câmeras de segurança. O policial foi preso depois de mandado de prisão ser expedido.
Câmeras de segurança mostram furto de armamentos de quartel da PM em Muzambinho (MG)
Reprodução/EPTV
Já o segundo suspeito foi preso no dia 10 de fevereiro. De acordo com a Polícia Militar, a prisão foi possível após serviço de investigação do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam). As investigações levaram até a identidade do suspeito, de 39 anos, morador da zona rural de Muzambinho.
A PM destacou que, fez uma ligação ao endereço dele e quem atendeu foi a mãe, que disse aos agentes que ele teria alugado um carro para fazer negócios em São Paulo. Os policiais foram até a concessionária que alugou o veículo e conseguiu mais informações sobre o suspeito.
O homem de 39 anos foi preso pela Polícia Militar no trevo de Guaxupé, quando retornava para Muzambinho.
Durante a abordagem, o suspeito estava com uma arma, que não foi identificada, até o momento, como uma das furtadas do quartel. Conforme a PM, o armamento furtado teria sido levado para São Paulo, conforme dito pelo suspeito durante a abordagem.
Câmeras registraram ação
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela EPTV, afiliada TV Globo, mostram a ação dos dois suspeitos de furtar armamentos no quartel da Polícia Militar de Muzambinho. O crime aconteceu no início de fevereiro e os suspeitos presos nos dias seguintes. Um deles é um sargento da ativa da PM.
Conforme as câmeras de segurança, os dois homens entram no local pouco depois das 4h10. Eles usam capuz e boné para esconder o rosco. A ação durou menos de oito minutos. (Veja no vídeo abaixo)
Câmeras de segurança mostram como suspeitos furtaram armamento de quartel da PM em MG
Um dos homens entra na frente, abre uma gaveta, de onde tira chaves para abrir o quarto das armas. São dois cadeados que, conforme as imagens, ele consegue abrir rapidamente. Após abrir a primeira porta, o homem consegue abrir a segunda porta.
Antes de entrar no cômodo, ele indica onde acender a luz do local. Ele vai até um armário e começa a pegar o armamento. O outro homem, conforme as imagens, vai colocando as armas dentro de uma sacola, com tranquilidade.
Após colocar as armas, ele começa a guardar as munições e outros aparelhos de comunicação, assim como mostra a gravação.
Em seguida, o homem de roupa preta sobe na grade da porta e arranca um aparelho eletrônico, puxando os fios. Depois, ele sai do cômodo, guarda as chaves no bolso, os aparelhos eletrônicos em uma bolsa e sai, junto com o comparsa, deixando as portas abertas e a luz acesa.
Veja todos os vídeos do Sul de Minas:
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias