9 de janeiro de 2025

Produtora rural de 103 anos mantém tradição de mais de oito décadas de rezar para São José

No Dia de São José, Inácia Veríssimo de Jesus fala de sua devoção para o santo das chuvas. “Se plantar no Dia de São José, no Dia de São João estará maduro”, revela. Inácia Veríssimo de Jesus, de 103 anos
Arquivo Pessoal
Inácia Veríssimo de Jesus tem 103 anos e conserva uma devoção a São José que já dura 84 anos. Tendo vivido na zona rural de sua cidade, Olivedos, no interior da Paraíba, ao longo de toda a sua vida, ela reza anualmente a ele desde 1940, começando essa tradição quando ainda tinha 19 anos.
Nesta terça-feira, 19 de março de 2024, Dia de São José, Inácia explica e relação de fé que produtoras rurais como ela mantém com o santo.
“Os mais antigos acreditam que se plantar no Dia de São José, no Dia de São João estará maduro”, relembra, se referindo a colhetas coomumente realizadas no final do mês de junho.
A crença mais forte, inclusive, está ligada à ideia de que haverá fartura no ano em que chover no Dia de São José. E é também por isso que a tradição das orações se iniciou lá atrás.
“Quando eu rezo para São José, eu peço paz, saúde, sossego para todos nós”, ela comenta sorridente.
De acordo com ela, São José é o santo da chuva e protetor das colheitas. E quem fala é uma personagem que viveu toda a sua vida do campo.
Inácia e familiares no Sítio São José
Arquivo Pessoal
Segundo familiares dela, Inácia Veríssimo de Jesus sempre foi produtora rural. E ao lado do marido viveu no Sítio São José, em mais uma homenagem ao santo de devoção deles.
Criavam vacas leiteiras e bodes e plantavam feijão e milho. Enfrentaram diferentes períodos ao longo dos anos.
Hoje, já viúva, vive no mesmo sítio de sempre com os filhos. Aposentada e recebendo uma pensão rural do Estado. Ainda assim, as orações permanecem. Ano após ano, há mais de oito décadas.
Vídeos mais assistidos da Paraíba

Mais Notícias