10 de janeiro de 2025

Câmera mostra o Parque Nacional do Itatiaia 24h por dia pela internet

Ideia é que as pessoas não deixem de ir ao parque, mas que se sintam ‘convidadas’ a conhecer ou retornar para um passeio. Reserva é um dos pontos mais altos do Brasil. Câmera no Parque Nacional do Itatiaia
Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia
Já imaginou poder ver o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) a qualquer momento e sem sair de casa? Pois agora é possível! A administração da reserva instalou uma câmera há 2.584 metros de altitude e está disponibilizando a transmissão ao vivo e de graça pela internet.
Apesar da facilidade de poder observar as belezas naturais, a ideia é que as pessoas não deixem de ir ao parque, mas que se sintam “convidadas” a conhecer ou retornar para um passeio.
“Na verdade, a gente quer mais é que as pessoas vão para o parque ou mate a saudade pela câmera, e volte, ou sinta a vontade de vir conhecer o parque. Então, isso é para aproximar o parque [das pessoas]. Muitas vezes, as pessoas não vão para lá com medo, com receio, mas a gente quer mais é que as pessoas venham para o parque e aproveitem”, afirmou o gestor do Parque Nacional do Itatiaia, Felipe Cruz Mendonça.
A câmera fica no Morro da Antena, na parte alta do parque, de onde é possível observar o Morro do Couto e o Pico das Agulhas Negras, além da parte rural de Itamonte (MG). À noite, as pessoas conseguem ver as luzes das cidades paulistas de Queluz e Cruzeiro.
O gestor do Parque Nacional do Itatiaia disse que várias câmeras foram instaladas no parque para o monitoramento de incêndios. No entanto, devido à curiosidade de quem ainda não conhece a reserva, a administração optou por liberar a transmissão de uma delas na internet.
“O motivo de instalação destas antenas é porque a gente percebe que existe uma curiosidade para conhecer as Agulhas Negras. Afinal, é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e um dos mais altos de Minas Gerais também”, disse Felipe Cruz Mendonça.
Câmera no Parque Nacional do Itatiaia
Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia
Além das belezas naturais, a temperatura é um outro fator que faz com que o parque seja procurado por muitos turistas principalmente no inverno. Durante a estação mais fria do ano, os termômetros costumam marcar mínimas bem abaixo de 0°C.
A boa notícia é que a transmissão ao vivo também vai informar a temperatura em tempo real. Esse recurso ainda não está disponível, mas o gestor do parque garante que deve ser disponibilizado a partir da próxima semana.
“A temperatura agora não está ativada. A gente está fazendo uma reforma na nossa estação meteorológica, mas em breve vai estar apontando também a temperatura. Naqueles momentos de mais frio, onde é comum bater menos 10°C, menos 5°C, menos 10°C, menos 14°C, a gente gosta muito de ficar acompanhando isso. E o visitante também gosta de saber como é que está o clima lá antes de ir para a parte alta”, explicou Felipe.
A instalação da câmera foi anunciada oficialmente pela administração do parque na terça-feira (19). Para conferir, basta clicar neste link.
Sobre o Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m – o quinto maior do país.
Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias