10 de janeiro de 2025

Outono coincide com período de chuvas na PB, mas dias continuam quentes, diz meteorologista

Os dias devem continuar quentes em todo o estado, mas noite e madrugada devem registrar temperaturas mais amenas nas regiões do Agreste, Brejo e uma parte do Cariri da Paraíba. Dia nublado em João Pessoa
Krys Carneiro/g1
Com a chegada do outono, a Paraíba deve registrar a diminuição gradativa das temperaturas no período, que começa nesta quarta-feira (20) até 21 de junho, afirma a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira. A estação coincide com o período chuvoso em várias regiões do estado, mas os dias devem permanecer quentes.
De acordo com a meteorologista, os dias vão continuar quentes, mas as noites e as madrugadas podem registrar temperaturas mais amenas nas regiões do Agreste, Brejo e uma parte do Cariri da Paraíba. As outras regiões vão continuar sentindo os dias quentes e só podem perceber a diminuição de um ou dois graus da temperatura. As temperaturas só devem baixar no inverno.
El Niño entra em fase final, mas efeitos são sentidos até o outono
O El Niño está previsto para enfraquecer no outono e, segundo Marle Bandeira, não deve interferir nas temperaturas do período na Paraíba. O prognóstico climático do Inmet registra a possibilidade de enfraquecimento do fenômeno e indica chances dele transitar para neutralidade no trimestre abril, maio e junho de 2024, considerando que deve permanecer neutro até o inverno de 2024.
Marle Bandeira explica que o outono coincide com os períodos chuvosos da Paraíba. Nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral costuma chover na média ou acima do esperado, entre os meses de abril e julho. Já no Cariri, Curimataú e Alto Sertão, as chuvas começam em fevereiro e seguem até maio, com incidência normal ou irregular.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Mais Notícias