10 de janeiro de 2025

Gás causa tumulto e manifestantes e vereadores deixam às pressas sessão na Câmara de São Sebastião

Segundo a Câmara, três pessoas foram atendidas pelo Samu, mas nenhuma em estado grave. Gás causa tumulto na sessão de Câmara em São Sebastião
Manifestantes e vereadores foram atingidos por um gás durante a sessão realizada na noite desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de São Sebastião (SP). Algumas pessoas passaram mal e os presentes deixaram o prédio às pressas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Imagens da sessão (veja acima) mostram os vereadores e manifestantes que estavam presentes no local se dispersando e tossindo após o ataque com o gás. Alguns até cobrem o nariz e a boca como proteção.
De acordo com a Câmara de São Sebastião, ainda não se sabe exatamente que tipo de substância foi disparada, mas há suspeita de que seja gás de pimenta. Também não se sabe quem disparou o gás.
Manifestantes e vereadores são atingidos por gás durante tumulto na Câmara de São Sebastião
Reprodução/TV Vanguarda
Em imagens viralizadas nas redes sociais, é possível ver também viaturas do Serviço de Atendimento móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros na parte de fora da Câmara. Ao menos três pessoas foram atendidas pelo Samu, mas nenhuma em estado grave.
A Câmara explicou que as janelas estavam fechadas por causa do uso dos aparelhos de ar condicionado e que elas foram abertas após o episódio “para a devida dispersão do odor causado pelo lançamento do produto na hora do tumulto”.
Manifestantes e vereadores são atingidos por gás durante tumulto na Câmara de São Sebastião
Reprodução/TV Vanguarda
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Projeto em discussão
No momento do tumulto, estava sendo discutido um projeto de lei que quer reduzir a jornada de trabalho dos psicólogos da rede pública, de 40 para 30 horas semanais.
Segundo a casa, porém, a confusão envolveu manifestantes contrários a um outro projeto de lei, que visa a desapropriação de imóveis na orla marítima da cidade.
Esse projeto, que não estava na pauta da sessão desta terça-feira, tem como objetivo preservar o ambiente das áreas de mangue do município e potencializar a exploração do turismo consciente.
A Câmara de São Sebastião informou também que fez uma notificação do caso à Polícia Militar e que vai registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil ainda nesta terça-feira.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias