Mais do que preparar os alunos para serem cidadãos ativos, essa disciplina quer mudar a visão sobre o sistema educacional alemão, que é muitas vezes criticado por ser muito teórico. Uma escola de Bad Camberg, na Alemanha, tem na grade curricular uma disciplina chamada “Pronto para a vida”. Essa aula tem uma proposta diferente e, em vez de os alunos verem conteúdos teóricos, eles aprendem a cozinhar, lavar roupa, lidar com dinheiro e imposto de renda, entre outras coisas
“[Aprendemos] no que se deve prestar atenção ao ter o primeiro apartamento, quais os gastos ao morar sozinho e não mais na casa dos pais”, conta o estudante Samuel Hösch, de 16 anos.
Como educar filhos (e filhas) antimachistas: veja 4 dicas essenciais
O objetivo dessa aula é, além de preparar os alunos para serem cidadãos ativos e conscientes, mudar a visão sobre o sistema educacional alemão, que é muitas vezes criticado como teórico demais.
“Você aprende coisas que realmente poderia precisar depois na vida [adulta], como lidar com ações, ou a melhor forma de gerenciar o seu dinheiro”, frisa o estudante Lennox Räder, de 15 anos.
A disciplina “Pronto para a vida” é optativa e também aborda temas como crimes cibernéticos e uso responsável dos meios de comunicação.
PODCAST E VÍDEOS DE EDUCAÇÃO